Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias conquista nono ‘challenger’ da carreira no Oeiras Open

Gastao Elias 03042022

O tenista lourinhanennse Gastão Elias conquistou hoje o nono título ‘challenger’ da carreira, ao bater na final do Oeiras Open o croata Nino Serdarusic e sagrar-se campeão no Complexo de Ténis do Jamor.

Num centralito cheio no apoio ao representante nacional, o tenista da Lourinhã, número 198.º no ‘ranking’ ATP, superou o jovem adversário (207.º), de 25 anos, em apenas dois ‘sets’, com os parciais de 6-3 e 6-4, em uma hora e 29 minutos.

Depois de ganhar, em 2021, o Oeiras Open IV também no Jamor, Gastão Elias tornou-se hoje no jogador português com mais títulos ‘challenger’ na carreira, superando os oito de Rui Machado e de Pedro Sousa.

Graças ao triunfo diante Serdarusic, sem sofrer qualquer 'break' e quebrando o adversário em três ocasiões, duas no parcial inaugural e uma no segundo para fechar, o número três português vai subir 25 lugares na hierarquia mundial para figurar no 173.º lugar, o seu melhor ‘ranking’ desde Outubro de 2018, quando então era 153.º classificado.

Gastão Elias “honrado com recorde” de nove títulos ‘challengers’

Gastão Elias confessou hoje sentir-se “honrado” com a conquista do seu nono título ‘challenger’ no Complexo de Ténis no Jamor, onde bateu o croata Nino Serdarusic para estabelecer um novo recorde nacional.

“Estou muito feliz. Acabei uma série de torneios [em 2021] com uma vitória [Oeiras Open IV], começo esta série de torneios com uma vitória também, obviamente que ficaria feliz em ganhar um título ‘challenger’, o meu nono, em qualquer lugar, mas aqui é mais especial”, começou por adiantar em conferência de imprensa o número três português e 198.º colocado no ‘ranking’ ATP.

Além de sublinhar ter jogado “a um nível muito bom” e ter sido “muito consistente”, o “mais importante nesta semana”, o tenista da Lourinhã não deu grandes hipóteses ao adversário (207.º ATP) e, em dois ‘sets’, por 6-3 e 6-4, ergueu o troféu diante das várias centenas de pessoas presentes no centralito do Jamor.

“Senti-me bem desde o início. O jogo dele não me incomodou muito e, portanto, sentia-me mais ou menos tranquilo. Houve ali uma altura em que apareceu um bocadinho de vento e começou a dificultar um pouco as coisas tacticamente e isso preocupou-me um pouco, porque podia ser o que ele precisava para entrar em jogo. Tive vários ‘break points’ no início do segundo ‘set’, não aproveitei e podia ter sido perigoso. Mas, felizmente, estive muito bem, sereno, concentrado e fiz um bom jogo do início ao fim”, frisou.

Graças ao triunfo diante Serdarusic, sem sofrer qualquer 'break' e quebrando o adversário em três ocasiões, duas no parcial inaugural e uma no segundo para fechar, Elias tornou-se ainda no tenista português com mais títulos conquistados no ATP Challenger Tour.

“Nove ‘challengers’. Ser o português com mais vitórias a este nível quer dizer alguma coisa. Sinto-me honrado por poder ter esse recorde nas minhas mãos neste momento. Não sei quanto tempo mais vou aguentar”, assumiu aquele que vai ascender, segunda-feira, à 173.ª posição na hierarquia mundial, o seu melhor ‘ranking’ desde Outubro de 2018, quando era então 153.º classificado.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: FPT