Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Troféu Joaquim Agostinho: Ciclista Daniel Freitas vence etapa e conquista camisola amarela

GP Torres Vedras 1 02072022

Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é o novo comandante do Troféu Joaquim Agostinho, depois de hoje ter vencido a segunda etapa em linha, uma viagem de 143,2 quilómetros, entre Atouguia da Baleia e Torres Vedras e que passou também pelo concelho da Lourinhã.

A etapa, curta, disputou-se de forma intensa, segundo relata um comunicado da organização da prova enviada ao ALVORADA, com os primeiros a registarem uma média de 40,506 km/h. Para isso muito contribuíram os sete homens que escaparam ao quilómetro 10 e que apenas foram alcançados a 4.000 metros da chegada: Javier Moreno (Glassdrive-Q8-Anicolor), Asier Etxeberria (Euskatel-Euskadi), Samuel Blanco (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), Rui Rodrigues (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Márcio Barbosa (ABTF-Feirense) e Alberto Gallego (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Além da tenaz perseguição no grupo principal, no qual as operações foram controladas, em grande medida, pela Caja Rural-Seguros RGA, a selectividade do circuito de Torres Vedras, com as subidas do Varatojo e da Serra da Vila, também contribuiu para o insucesso da fuga. Só que o fim da escapada não significou o final das emoções. Antes pelo contrário.

A última passagem pela Serra da Vila fragmentou o pelotão e a etapa foi discutida por nove ciclistas, que ganharam 6 segundos ao primeiro grupo perseguidor. Daniel Freitas revelou-se o mais veloz, batendo ao ‘sprint’ António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Joan Bou (Euskaltel-Euskadi), conseguindo, além da vitória em Torres Vedras, desapossar Tiago Antunes (Efapel Cycling) da camisola amarela.

O corredor boavisteiro passou a comandar a classificação geral com 9 segundos de vantagem sobre Tiago Antunes e com 11 segundos à melhor sobre Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi). Daniel Freitas é também o primeiro por pontos.

“A etapa de hoje era ‘rompe-pernas’, boa para mim. Sabia que poderia discutir a vitória na etapa e vestir a camisola amarela. Ontem não saiu como queríamos, mas hoje conseguimos rematar da melhor maneira, soubemos colocar a táctica em prática. Amanhã é um novo dia e assumiremos esse estatuto”, afirmou Daniel Freitas no final da corrida.

A fuga de hoje deu a Alberto Gallego (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a camisola da montanha, enquanto Márcio Barbosa (ABTF-Feirense) manteve a primazia na classificação das metas volantes. O basco Xabier Isasa continua a ser o melhor jovem e a Euskaltel-Euskadi segue na frente por equipas.

GP Torres Vedras 2 02072022

A terceira e última tirada, a disputar neste domingo, é a etapa-rainha da competição. Os corredores partem da Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha, para um percurso de 174,8 quilómetros que os levará ao alto da Serra do Montejunto, a 666 metros, onde a meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, a segunda subida deste nível nos últimos 5.300 metros da corrida. A partida será dada às 12h45, prevendo-se a chegada para as 16h50.

Homenagem a Tiago Machado

O ciclista Tiago Machado, que termina a carreia no final desta temporada e que venceu o Troféu Joaquim Agostinho em 2008, foi hoje homenageado pela organização. Subiu ao pódio para envergar uma camisola amarela personalizada.

Texto: ALVORADA com comunicado da organização da prova
Fotografias: Direitos Reservados