Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Santa Cruz Ocean Spirit: Internacional de Skimboard arrancou na Praia do Mirante

Ocean Spririt 2022 Skimboard 16072022

O primeiro dia de provas do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas marcou este sábado em Santa Cruz, segundo um comunicado dam organização enviado ao ALVORADA. A 18.ª edição do Internacional de Skimboard lançou-se às águas da Praia do Mirante logo de manhã, “com o mesmo espírito que se vivia em 2003, ano em que Santa Cruz passou a ser palco principal desta prova”.

O Open Masculino foi a única categoria a entrar na água, com as meias-finais já marcadas para este domingo às 8h00. Javier Sola Gregorio, Hugo Santos, Javi Garcia e Ricardo Dias irão disputar a primeira bateria do dia, seguindo-se Diogo Xina, Juanlu Gonzalez, Heytor Torres e Miguel Braz.

No último dia da competição, a Praia do Mirante vai ainda assistir ao Open Feminino, assim como aos escalões Sub-14, Sub-18, Seniores e Masters of the Universe.

O Internacional de Skimboard conta com transmissão ‘online’. Com a participação de 50 atletas de todo o mundo, esta edição da maior prova europeia de skimboard tem um ‘prize money’ de 3.500 euros distribuídos pelas categorias Open e Open Feminino.

O arranque do programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit também contou com a cerimónia de abertura do Eurosurf Junior, que levou as cores das 14 equipas que disputam o título de campeã da Europa a passar pelas ruas de Santa Cruz. “Da Praia do Guincho à Praia do Mirante, os banhistas que desfrutavam das praias assistiram à festa do surf e apoiaram os 171 atletas que seguiam ao som da percussão dos ‘Combe Capelle’”, destaca a organização.

 Junto à Aldeia Neptuno, foi a vez de se hastearem as bandeiras de todos os países, que haveriam de subir ao palco do festival para juntar a areia que, simbolicamente, trouxeram da sua terra natal. Um gesto que segundo a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, "reflecte o espírito do Eurosurf Junior e do Santa Cruz Ocean Spirit: um espírito que iremos viver durante os próximos dias e que é feito de união, companheirismo e respeito pelo mar".

O presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, reflectiu o entusiasmo das equipas com o regresso do Eurosurf Junior após um interregno de dois anos e deixou antever boas condições para a realização da competição. "A previsão de ondas para esta semana é muito boa e garantia de grande espectáculo por isso estamos todos muito ansiosos e contentes pelo que nos espera até final deste Europeu" afirmou. O início do Eurosurf Junior está marcado para este domingo.

 Este sábado, a Aldeia Neptuno vê o DJ Bomber Jack a subir ao palco esta noite, seguindo-se o concerto de Deejay Kamala e NBC, que está marcado para as 00h30. Todas as noites do Santa Cruz Ocean Spirit têm entrada livre.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização do Município de Torres Vedras e da Promotorres Empresa Municipal.

Texto: ALVORADA com CMTV
Fotografia: CMTV