Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Rally de Lisboa regressa em 2023 às estradas do Oeste e vai contar para a Taça de Portugal

Rally de Lisboa 2023 02

A edição do próximo ano do ‘Rally de Lisboa’, que vai para estrada entre 23 e 25 de Junho, contará para a Taça de Portugal de Ralis e candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis de 2024, anunciou hoje a organização, o CPKA - Clube de Promoção de Karting e Automobilismo.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o CPKA destaca o sucesso obtido nas duas primeiras edições, em 2021 e 2022, que passou de prova candidata ao Campeonato Start de Ralis em 2021, para em 2022 ter sido uma prova do desse mesmo campeonato, bem como do Troféu Regional Sul de Ralis. A prova do ano passado, segundo a organização, terá alcançado um retorno mediático no valor 2.423.861 euros.

“A rápida evolução, o sucesso e prestígio alcançados, fez com que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting tivesse reconhecido o valor e a mais-valia do Rally de Lisboa para o desporto automóvel e para os ralis em particular, nomeando este evento para, em 2023, ser o único rali a atribuir um ‘título nacional’, elegendo assim o Rally de Lisboa, para a realização da Taça de Portugal de Ralis 2023, que vai ser a grande festa da modalidade”, destaca o comunicado.

Em 2023, o Rally de Lisboa passará por estradas dos concelhos de Loures, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Cadaval, para além de Lisboa. Destaca-se a inclusão de duas novas classificativas nos concelhos de Vila Franca de Xira e Loures, bem como uma remodelação da Super Especial em Lisboa.

As Provas Especiais de Classificação, de Loures e Vila Franca de Xira, serão assim uma novidade. Em termos técnicos, estas alternam entre zonas sinuosas e rápidas seguidas de ganchos, com variedade de ritmos, em que os pisos vão desde o asfalto abrasivo ao mais escorregadio. Para a organização, estes pormenores “certamente vão tornar este rali num grande desafio e surpresa para todos os pilotos devido à enorme diversidade e características das classificativas”.

O Rally de Lisboa será dividido em 11 Provas Especiais de Classificação em asfalto, durante os dias 24 e 25, onde se destaca uma Super Especial em Lisboa, na Alta de Lisboa e a classificativa da Serra do Montejunto. Já o Centro Operacional e o Parque de Assistência ficarão instalados junto ao Rio Tejo, em áreas maiores das que foram utilizadas no Parque das Nações e com melhores condições de logística e exposição.

Texto: ALVORADA