Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias integra selecção "muito motivada" e de olhos postos na Taça Davis by Rakuten

Gastao Elias selecao nacional

A selecção nacional portuguesa de ténis, que integra o lourinhanense Gastão Elias, chegou motivada e com vontade de fazer história à cidade da Maia, onde nos dias 4 e 5 de Fevereiro disputará contra a Chéquia, na terra batida do Complexo Municipal de Ténis da Maia, a ronda de acesso à fase final da Taça Davis by Rakuten.

Em comunicado emitido pela Federação Portuguesa de Ténis, o capitão Rui Machado, à frente da equipa pela sétima vez, revelou optimismo no início da semana de preparação: "sinto que estamos todos muito motivados para enfrentar este desafio. Vai ser uma eliminatória histórica e os jogadores estão preparados", garantiu o algarviu de 38 anos após o primeiro dia de treinos no complexo maiato.

João Sousa (84.º no ranking ATP de singulares), Nuno Borges (105.º), Frederico Silva (220.º), Gastão Elias (246.º) e Francisco Cabral (62.º do ranking de pares) compõem a equipa de Portugal que na Maia vai procurar o primeiro apuramento da história para a fase final da competição, as Davis Cup by Rakuten Finals.

De regresso a um palco de boas memórias, onde há um ano celebrou a primeira vitória "em casa" como capitão, Rui Machado apontou os ingredientes fundamentais para Portugal terminar o fim de semana a celebrar: "estamos confiantes de que o público e o factor casa, com condições que já conhecemos e nas quais tivemos bons resultados, vão ajudar-nos a fazer grandes encontros e, esperemos, a conseguir a vitória, que é o nosso objectivo". Em relação à selecção adversária, o capitão português reconheceu estar à espera de dificuldades: "sabemos que vamos jogar contra uma equipa muito forte, que historicamente já teve excelentes resultados na competição e que vem com jogadores bastante fortes, pois um deles até fez um excelente Australian Open, mas também sabemos que a Taça Davis é a Taça Davis e que aqui os jogadores superam-se. É disso que vamos à procura: de nos superar para sairmos daqui com a vitória".

A selecção da Chéquia é composta por Jiri Lehecka (39.º ATP), Tomas Machac (122.º), Vit Kopriva (160.º), Jakub Mensik (396.º) e Adam Pavlasek (78.º do ranking de pares), os cinco eleitos do capitão Jaroslav Navratil.

Em caso de vitória, Portugal garantirá, pela primeira vez na história, o apuramento para a fase final da competição - no caso a fase de grupos das Davis Cup by Rakuten Finals, agendada para a semana de 11 de Setembro em quatro cidades a anunciar, com um total de 16 equipas (quatro por grupo/localização). Já a fase a eliminar, reunirá as oito equipas finalistas (duas apuradas por grupo) entre os dias 21 e 26 de Novembro em Málaga. Às 12h30 de sexta-feira, véspera do início da eliminatória, o salão nobre da Câmara Municipal da Maia será palco do sorteio.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados