Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Grupo Valouro aumenta produção de aves em 30% para responder à procura dos supermercados

pintos

O Grupo Valouro decidiu aumentar em 30% a produção de aves para responder à procura dos clientes, devido à pandemia do novo coronavirus, revelou hoje o administrador José António dos Santos. O empresário lourinhanense disse à agência Lusa que o abate de aves nos matadouros "aumentou 30% para fazer face às encomendas dos supermercados".

Já a produção de produtos transformados baixou "20 a 25%" por haver "trabalhadores com filhos em casa", cerca de 30%, na sequência do encerramento das escolas. Ainda assim, o grupo "tem reservas suficientes" em congelado para continuar a abastecer o mercado, garantiu José António dos Santos. Já o fabrico de alimentação para animais mantém-se inalterado.

Nos últimos 15 dias, o Grupo Valouro implementou várias medidas para contenção do surto do novo coronavirus entre os seus 2.800 trabalhadores, distribuídos por várias unidades do país, incluindo o concelho da Lourinhã, entre as quais a obrigatoriedade de medir a temperatura de cada um à saída das instalações, além do uso generalizado de máscaras e desinfectantes. Em algumas unidades do grupo, os turnos aumentaram de dois para três para alternar os horários de trabalho e evitar uma maior concentração de trabalhadores e foram adoptadas distâncias mínimas entre trabalhadores.

O Grupo Valouro, que reclama a liderança do sector alimentar avícola em Portugal, regista, na fábrica da Avibom e na empresa Valouro, no concelho de Torres Vedras, 280 e 140 trabalhadores, respectivamente, sendo as unidades do grupo com maior número de trabalhadores.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detectado em Dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo. O número de infectados ronda as 164 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal. Do total de infectados, mais de 75.000 recuperaram.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)