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Empossados novos órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal

orgaos sociais do Turismo de Portugal

Os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) para o triénio 2019-21 tomaram posse na sexta-feira, numa cerimónia que decorreu no Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu. Desta vez, o Oeste não está representado em nenhum dos órgãos sociais desta entidade sediada em Aveiro. A ARPTC é uma entidade público-privada, sem fins lucrativos, que se destina à promoção externa do território do Centro de Portugal, de 100 concelhos, entre os quais os 12 que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Pedro Machado, que presidente igualmente à Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, renova a liderança da ARPTC por mais três anos. Como vice-presidente continua igualmente Jorge Loureiro. Paulo Fernandes foi reconduzido como presidente da Assembleia-Geral.

Após a tomada de posse, segundo uma nota de imprensa enviada ao ALVORADA, Pedro Machado traçou os principais objeCtivos para o triénio, vocacionados para a internacionalização. Estes passam, em primeiro lugar, pela capacitação dos empresários. “As agências regionais de promoção turística devem ter como missão impulsionar a capacitação dos empresários. As metas que a região tem alcançado, com o aumento de dormidas e de receitas, devem-se ao esforço dos seus empresários e a ARPTC tem criado um clima de confiança que possibilita que tal aconteça”, disse. “Nos próximos três anos, é preciso que esse esforço continue, assim como é necessário prosseguir o trabalho de captação de investimentos, numa agenda partilhada com as empresas e os empresários”, acrescentou.

Outro objectivo passa pela consolidação do crescimento. “Não temos turismo a mais no Centro de Portugal. A estada média e a taxa de ocupação estão abaixo da média nacional, pelo que há trabalho a fazer aqui. Podemos e devemos continuar a crescer, alargar as dormidas a todo o território, aumentar as receitas e combater a sazonalidade, garantindo turismo durante o ano inteiro”, frisou Pedro Machado. Finalmente, destacou que é fundamental que “a actividade turística seja factor de coesão económica e social, que as comunidades sintam que a vinda de turistas é uma mais-valia”. Para que os objectivos sejam alcançados, a estratégia de internacionalização assenta, segundo Pedro Machado, em cinco tipologias de produtos turísticos: o ‘touring’ de visitas ao património histórico e cultural da região; o turismo religioso; o mar e surf; o turismo activo e desportivo, com o ‘cycling’ e o ‘walking’ e, ainda, a captação de eventos internacionais; e o turismo de negócios e congressos.

É a seguinte a composição dos órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, que tomaram posse para o triénio 2019-21.

Direçcão: presidente - Pedro Manuel Monteiro Machado (Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal); vice-presidente - Jorge Manuel da Silva Almeida Loureiro (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal); vogais: José Eduardo Arimateia Antunes (Empreendimentos Turísticos Montebelo - Sociedade de Turismo e Recreio, SA), António Luís Vaz da Veiga Camões (Natura IMB Hotels), Alexandre Marto Pereira (Fátima Hotels Group), Cristina Maria de Jesus Durães (Hotel Moliceiro), João Manuel Pinto Pereira Tomás (Casas da Senhora da Estrela - Turismo Rural, Lda), Luís Miguel Rodrigo Sousinha (Hotel Maré - António Carepa Sousinha & Filhos Lda), Maria Salomé dos Santos Costa (Aveiro City Lodge/The Bohemian Place - Sonetos d’Avenida - Actividades Hoteleiras, Lda) e Vítor Jorge Paiva Leal (Termalistur - Termas de S. Pedro do Sul) e Vítor Manuel Osório Gonçalves (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo). Suplentes: Nuno Manuel Gouveia Alegre (Alegre Hotel, Alegre Hotel Bussaco - Nuno Manuel Alegre) e Rui Fernando Anastácio Henriques (Letras e Borboletas - Ecoturismo Lda).

Mesa da Assembleia-Geral: presidente - Paulo Alexandre de Faria Fernandes (Grupo NOV Turismo, E. H. Hotéis e Turismo SGPS, SA); secretário - João Paulo Romão de Faria e Sampaio (Marialvamed Turismo Histórico e Lazer Lda - Casas do Coro TER); vogal - Alexandre Pereira de Almeida (Hotéis Alexandre d’Almeida, Lda).

Conselho Fiscal: presidente - Margarida Ferreira dos Santos (Hotel Grão Vasco); 1.º vogal - Victor Fernando Oliveira Claro (Sociedade Marialvotel, Lda); 2.º vogal - Hélder Edgar Almeida (Restaurante Muralha da Sé - Hélder Edgar Almeida, Unipessoal Lda). Suplente - Pedro José de Sousa Brilhante Pedrosa (Y Travel Lda. - Empresa de Animação Turística e Agência de Viagens e Turismo).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados