Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Crise/energia: Governo disponível para reduzir taxas da Docapesca aos pescadores

Porto de Pesca Peniche Docapesca

O ministro do Mar disse hoje em Peniche que está a ponderar reduzir as taxas da empresa pública Docapesca pagas pelos pescadores para ajudar o sector a reduzir os custos de produção, que aumentaram com a subida do preço dos combustíveis.

“Os apoios poderão passar por diminuir os custos relacionados com as taxas pagas à Docapesca”, afirmou Ricardo Serrão Santos à agência Lusa, à margem da abertura da Expo Fish Portugal, a primeira feira internacional virtual ligada à produção e transformação do pescado, que decorre na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

A tutela está a estudar “várias hipóteses” de compensar o sector das pescas pelo aumento dos custos de produção causado sobretudo pela subida do preço dos combustíveis. “Não serão subsídios para o combustível, mas formas de apoiar este sector mais fragilizado”, explicou, apontando antes para “apoios sociais” e afastando também a possibilidade de regular preços, ao recordar que o pescado já é vendido em lota através de leilões.

Para o governante, é fundamental renovar a frota e trazer soluções de transição energética para o sector. O Governo está a estudar apoios ao sector das pescas, devido ao aumento do preço dos combustíveis, tendo reunido com representantes do sector.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados