Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Cerca de 400 operadores fiscalizados em operação da ASAE a nível nacional

ASAE

Cerca de 400 operadores foram fiscalizados até ao início do dia de hoje numa operação nacional que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a desenvolver para fiscalizar o transporte de bens.

Segundo explicou à agência Lusa o inspector-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, esta operação na área do transporte de bens alimentares e não alimentares, que começou pelas 18h00 de segunda-feira nas principais fronteiras terrestres nacionais e se prolonga até às 20h00 de hoje, envolve cerca de 160 inspectores.

“Está distribuída por 50 pontos diferentes do território nacional, do Algarve a Trás-os-Montes, e visa o controlo do ponto intermédio entre a produção ou o armazenamento e o ponto retalho de distribuição ao consumidor final”, explicou Pedro Portugal Gaspar.

O responsável reconheceu que, globalmente, o sector do transporte apresenta uma “tendência de cumprimento bastante aceitável” e que, até às 7h30 de hoje, com cerca de 400 operadores fiscalizados, ainda não tinha sido detectado qualquer incumprimento.

Pedro Portugal Gaspar sublinhou a importância destas operações, sobretudo pelo aproximar da época festiva da Páscoa: “O sector do transporte apresenta uma tendência de cumprimento globalmente bastante aceitável, mas por vezes há episódios que podem ocorrer”. “Por vezes há episódios que, em função da quantidade de produto transportada, têm uma dimensão considerável”, afirmou, exemplificando: “Um camião TIR, que transporta cerca de 12 toneladas, se não estiver em condições é logo uma quantidade grande de incumprimento”. “A tendência da taxa de incumprimento [no transporte] é reduzida, o que não quer dizer que não possam aparecer alguns aspectos isolados. Pela importância do sector transporte e, particularmente, em período festivo, interessa acompanhar”, acrescentou.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: ASAE