Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Crise/Inflação: Governo suspende ISP e taxa de carbono sobre gás para electricidade

governo de portugal

O Governo decidiu hoje suspender o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a taxa de carbono sobre o gás natural para a produção de electricidade e cogeração.

Esta medida fiscal, avaliada em mais de 25 milhões de euros, tem execução imediata, anunciou hoje ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, numa conferência de imprensa, em Lisboa.

Por outro lado, o executivo vai atribuir uma majoração de IRC em 20% aos gastos com a eletricidade e o gás natural, fertilizantes, rações e outra alimentação para a actividade de produção agrícola.

Governo lança linha de crédito de 600 ME para empresas

O Governo vai disponibilizar uma linha de crédito de 600 milhões de euros para apoiar as empresas, operacionalizada pelo Banco de Fomento, foi hoje anunciado.

Vamos lançar “uma linha de crédito no valor de 600 milhões de euros, com garantia mútua e prazo de oito anos. Com carência de capital de 12 meses para as empresas afectadas pelas perturbações”, afirmou o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, em conferência de imprensa, em Lisboa

Com execução a partir da segunda quinzena de Outubro, esta linha tem um prazo de oito anos e destina-se às empresas afectadas pelo preço da energia, matérias-primas e pelas cadeias de abastecimento.

Texto: ALVORADA com agência Lusa