Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Portugueses desperdiçam um milhão de toneladas de alimentos por ano alerta movimento

Banco Alimentar 2022 Lusa

Os portugueses desperdiçam anualmente um milhão de toneladas de alimentos, o que equivale a quase 100 quilos por pessoa, alerta o Movimento Unidos contra o Desperdício, a propósito do desperdício alimentar.

No âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, assinalado esta quinta-feira, o Movimento diz em comunicado que também no resto do mundo os valores do desperdício alimentar são “extremamente preocupantes”.

Citando um estudo, o Movimento refere que se o desperdício alimentar fosse um país, estaria entre os 7% mais ricos.

Estima-se também que em 2030 o impacto económico do desperdício alimentar será de 1.5 biliões de euros e, em termos ambientais, o estudo revela que se o desperdício alimentar fosse um país, seria o 3.º maior emissor de gases com efeitos de estufa, com aproximadamente 10% do total das emissões de CO2 no Mundo”, diz o comunicado, acrescentando que, mundialmente, o desperdício por agregado familiar será de 75 quilos por ano.

O Dia Mundial foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) pela primeira vez a 29 de Setembro de 2020, quanto também nasceu em Portugal o Movimento Unidos Contra o Desperdício, que tem hoje mais de 3.000 particulares e 300 empresas aderentes.

Anunciando para hoje o lançamento de uma campanha de sensibilização para a necessidade de combater o desperdício alimentar, o Movimento acrescenta que em Portugal os números “são avassaladores”.

Enquanto cerca de 1.600.000 portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza - sendo que cerca de 360.000 têm carências alimentares -, estima-se que 1.000.000 toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos - quase 100 quilogramas por cada português”, afirma o Movimento Unidos Contra o Desperdício, que tem como objectivo alertar para o desperdício e para a importância de se modificarem comportamentos.

Desde que surgiu e através dos seus parceiros, o movimento diz que já contribuiu para que toneladas de alimentos fossem reaproveitados e distribuídos por quem mais precisa, evitando que fossem desperdiçados.

No mundo, estima-se que um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado, o que equivale a mais de 1,3 mil milhões de toneladas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa (arquivo)