Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Porcos têm que ser registados em Abril anuncia DGAV

porcos

Os suinicultores estão obrigados a declarar os seus animais em Abril, no âmbito do controlo e erradicação da doença de aujeszky, lembrou a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Em Agosto, conforme é habitual, os operadores das explorações de suínos já tinham sido chamados a declarar os seus animais. “No mês de Abril, decorre mais um período obrigatório de DES, conforme aviso do PCEDA (Plano de Controlo e Erradicação da Doença de Aujeszky)”, lê-se num aviso da DGAV.

Estas declarações podem ser efectuadas pelo operador no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), nos departamentos dos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais ou nas organizações de agricultores protocoladas com o IFAP. Em causa está uma medida sanitária para o controlo da doença de aujeszky, que pode afectar o sistema nervoso, respiratório e reprodutor dos porcos. Este vírus pode também ser transmitido, através dos suínos, para outros animais.

Os suinicultores são obrigados a proceder à declaração de existência três vezes por ano - Abril, Agosto e Dezembro -, informando o número e categoria de animais que possuem. Caso não cumpram esta medida, ficam sujeitos a penalizações, como a não emissão pelo operador de guias de trânsito de suínos para vida, através do iDigital.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa, tutelado pelo Ministério da Agricultura.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)