Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Caixa Central de Crédito Agrícola faz pagamento extraordinário a pré-reformados

Credito Agricola

A Caixa Central do Crédito Agrícola vai fazer um pagamento extraordinário aos pré-reformados para fazer face ao aumento do custo de vida, semelhante ao pago aos bancários no activo em 2022, disseram hoje os sindicatos bancários ligados à UGT.

Em comunicado, os sindicatos Mais Sindicato, SBN e SBC disseram que a Caixa Central respondeu positivamente ao seu repto e que "foi ainda mais longe e decidiu estender o complemento também aos trabalhadores que celebraram acordos de suspensão do contrato de trabalho".

Em Novembro passado, o Crédito Agrícola deu um apoio entre 250 e 750 euros aos seus trabalhadores.

Ainda segundo os sindicatos, a Caixa Central recomendou ainda aos órgãos de administração das várias entidades do Grupo (Caixas e empresas) que "adoptassem um procedimento semelhante, considerando a respectiva situação económico-financeira".

Os sindicatos recordaram que os pré-reformados não beneficiaram dos apoios extraordinários dados pelos bancos aos trabalhadores no activo, para ajudar face ao surto inflacionista, pelo que pediram aos bancos que aplicassem as mesmas medidas.

Contudo, dizem, em alguns casos já obtiveram resposta e foi negativa, como a Caixa Geral de Depósitos (70 trabalhadores) e Santander Totta (nove).

Já na quarta-feira, os sindicatos criticaram esses bancos, dizendo mesmo que a recusa veio dos "dois bancos com mais lucros em 2022, respectivamente 843 milhões de euros (mais 44,5% que há um ano) e 568 milhões de euros (mais 90%)", enquanto se mostram "indiferentes às dificuldades por que estão a passar aqueles que durante anos contribuíram com o seu profissionalismo para que alcançassem a robustez que hoje ostentam”.

Também na quarta-feira, já tinha sido noticiado que os pré-reformados de instituições como a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém iriam receber esse apoio.

O Crédito Agrícola teve lucros de 144,3 milhões de euros em 2022, menos 9,1% do que em 2021, divulgou hoje o grupo bancário.

Ainda em 2022, o grupo concluiu quatro operações de fusão de Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, reduzindo de 75 para 71 o número de Caixas de Crédito Agrícola Mútuo.

Em conjunto, no final de 2022, tinha 617 agências, menos sete face a 2021. Continua a ser a maior rede bancária em Portugal, à frente da rede da Caixa Geral de Depósitos. Os trabalhadores eram 4.110, mais 17 do que em 2021.

Texto: ALVORADA com agência Lusa