O mundo precisa de santos!
- Categoria: Editorial
O Papa Leão XIV anunciou que no dia 7 de Setembro deste Ano Jubilar vai decorrer a canonização de Carlo Acutis e Pier Luigi Frassati. A elevação aos altares destes jovens é um sinal belíssimo para quem tem fé e também para aqueles que sabem olhar a vida naquilo que importa e lhe dá sentido. Ambos são exemplos extraordinários de como a santidade não é algo distante ou inalcançável, mas a vocação de todo o baptizado e que pode ser vivida de formas distintas e inspiradoras.
Carlo Acutis (1991-2006) é um exemplo apaixonante da possibilidade de aliar fé e tecnologia numa vida de fé tão simples quanto entusiasmante. Conhecido como o ‘ciberapóstolo da Eucaristia’, utilizou sua paixão por computadores para criar um site que documentava milagres eucarísticos ao redor do mundo, algo de verdadeiramente pioneiro no seu tempo. A vida deste adolescente/jovem é a prova de que uma fé autêntica e uma espiritualidade profunda podem coexistir harmoniosamente com a ‘normalidade’ dos desafios da existência. O seu Amor por Jesus na Eucaristia e por Maria, levou-o a querer ser instrumento da Graça para todos e desse modo a usar as ferramentas digitais em instrumentos de evangelização e propagação de valores aprendidos com Jesus.
Pier Luigi Frassati (1901-1924) é um exemplo de santidade experienciada no compromisso com os marginalizados, ao lado de quem sempre quis estar, apesar de todas as incompreensões e rejeições. Conhecido como o ‘santo das montanhas’ devido à sua paixão pelo alpinismo, dedicou sua vida ao serviço dos mais pobres, unindo sua fé a um trabalho incansável pela justiça social, com um zelo constante por cuidar dos negligenciados da sociedade e um sentido de humor contagiante. Apesar de pertencer a uma família aristocrática que não aceitava as suas prioridades, escolheu o caminho da humildade e do serviço, mostrando que a santidade pode ser vivida de forma prática e concreta.
Ambos mostram como a santidade é algo que interpela a existência. Ir além das convenções sociais, ou da mesquinhez de quem apenas quer passar bem sem se aborrecer com os problemas e fragilidades dos outros. Carlo Acutis é um modelo para os jovens que lidam com as distrações das redes sociais e as pressões do mundo digital, cuja dependência é cada vez mais doentia. Pier Luigi Frassati é uma fonte de inspiração para quem apesar das suas próprias obrigações de estudo ou de trabalho, aprende a sabedoria do Evangelho numa vida espiritual intensa traduzida numa responsabilidade social comprometida com o bem comum.
Neste mundo tão desafiante, cheio de contradições, massacrado por guerras e conflitos de várias ordens, estes dois jovens são um convite a não baixarmos os braços, a alargarmos o coração, e a tudo fazermos para bem da humanidade. Carlo, com seu entusiasmo pela tecnologia, e Pier, com sua alegria contagiante e dedicação ao próximo, são figuras com as quais muitos jovens e menos jovens se podem identificar, e aprender a trilhar caminhos novos. Eles rompem com a ideia de que a fé em Cristo exige a renúncia ao prazer ou à modernidade, mostrando que é possível vivê-los com propósito e profundidade. Jesus é a garantia de uma felicidade que dura e permanece até à eternidade.
Cito três palavras de São João Paulo II, entre as muitas que dirigiu aos jovens, sobre a importância de ser santo:
“Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!”. “Fazei resplandecer a luz de Cristo nas vossas vidas! Não espereis por ser mais idosos, para vos empenhardes no caminho da santidade! A santidade é sempre jovem, como eterna é a juventude de Deus!” “Caros jovens, só Jesus conhece o vosso coração e os vossos anseios mais profundos. Só Ele, que vos amou até à morte (cf. Jo13, 1) é capaz de saciar as vossas aspirações. As suas palavras são de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém, senão Jesus, poderá dar-vos a verdadeira felicidade!”.
O mês de Junho, é o mês do Sagrado Coração de Jesus. O Amor que contemplamos e podemos viver no seu Coração ferido e aberto por nós à fonte que sacia a nossa sede de vida. Supliquemos-Lhe que Ele possa vencer neste mundo tantas vezes derrotado pelo poder maquiavélico do mal. Começa aqui e agora o nosso caminho de santidade, porque este mundo precisa de santos!
Pe. Ricardo Franco
Edição 1393 - 20 de Junho de 2025