Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Resposta da União Europeia ao surto de Coronavírus

A Comissão Europeia, sob a liderança da sua presidente, Ursula von der Leyen, desempenha um papel de coordenação no apoio prestado aos países membros na resposta ao surto de COVID-19.

A Comissão está também a tomar medidas para reduzir o impacto socioeconómico deste surto na União Europeia. Pode assistir à mensagem vídeo da presidente Ursula von der Leyen em  https://www.facebook.com/watch/?v=139077390836331

Aspetos ligados à Saúde

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) é uma agência da União Europeia que tem por missão reforçar as defesas da Europa contra as doenças infecciosas. O ECDC presta apoio técnico à resposta dada, a nível da UE, às ameaças causadas por doenças, dispondo de capacidades para efetuar, rapidamente, avaliações de risco e atualizações epidemiológicas. O ECDE pode, pois, em colaboração com a Comissão Europeia, ajudar países específicos ou organizações internacionais a fazer face a surtos de doenças.

No contexto do COVID-19, o papel da Comissão Europeia e do ECDC consiste em fazer avaliações de risco e dar orientações. A fim de ajudar os Estados-Membros a estarem mais bem preparados para enfrentarem riscos a nível da saúde pública, o ECDC publica atualizações epidemiológicas diárias sobre a situação em todo o mundo. O ECDE presta igualmente apoio no terreno tendo em vista avaliar a situação e decidir quais as eventuais medidas a adotar à medida que a situação evolui.

Para ficar a par das informações mais recentes no que respeita ao COVID-19, nomeadamente informações de caráter médico e recomendações em matéria de prevenção aceda à página https://www.ecdc.europa.eu/en.

Na página https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/health/coronavirus-response_pt encontrará mais informações sobre as medidas tomadas pela Comissão Europeia em resposta ao surto de coronavírus.

Na página https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/qanda_20_458 encontrará Perguntas e Respostas em relação à Coordenação da Resposta Europeia ao surto de coronavírus.

Artigo escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico