Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Europe Direct no Cadaval trabalha no Oeste, Lezíria e Médio Tejo: A europa na Região

A Leader Oeste - Associação para o Desenvolvimento Rural, situada na vila do Cadaval, foi novamente selecionada, pela Comissão Europeia, como estrutura de acolhimento de um Centro EUROPE DIRECT da União Europeia (UE). Desde o dia 1 de maio 2021 o EUROPE DIRECT Oeste e Lezíria do Tejo passará a ter também, como área de intervenção, a Região Médio Tejo.

Para além dos 12 concelhos do Oeste e dos 11 concelhos da Lezíria do Tejo, o EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, passará a atuar também nos 13 concelhos do território do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Sertã e Vila de Rei).

Com o trabalho diário do EUROPE DIRECT, a Leader Oeste pretende continuar a aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre os benefícios que a UE lhes traz no seu quotidiano e salientar ao mesmo tempo o seu valor acrescentado. Nestes mais de 20 anos ao serviço da informação e do debate europeu, tem ajudado a identificar os aspetos das políticas da UE que são importantes ao nível local, adaptando sempre as mensagens e iniciativas para responder às necessidades locais.

Com a organização de atividades de sensibilização e de participação dos cidadãos, o EUROPE DIRECT ajuda a preparar o terreno para a prossecução das grandes prioridades políticas da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. É com sentido de missão europeia que irá continuar a desenvolver atividades com todos os parceiros nestes 3 territórios.

O que é o EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo?

O EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo é uma Entidade Oficial da Comissão Europeia, integrado numa Rede Europeia, constituindo-se num ponto de acesso para todos os que se interessam e queiram saber mais sobre a União Europeia. O EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo é um dos 15 EUROPE DIRECT que atuam em Portugal.

Missão

O EUROPE DIRECT é um espaço de diálogo pró-ativo e contínuo com os cidadãos para promover o projeto europeu. Ao organizar atividades informativas e participativas, o EUROPE DIRECT permite que os cidadãos possam fazer escolhas informadas sobre o futuro da UE participando plenamente no processo democrático europeu. Ao promover uma melhor compreensão de como a UE e a sua democracia parlamentar funcionam e de quais as questões que são da responsabilidade da UE, o EUROPE DIRECT aumenta o conhecimento dos cidadãos sobre os benefícios que a UE lhes traz no seu quotidiano, salientando ao mesmo tempo o seu valor acrescentado.

O EUROPE DIRECT ajuda a identificar os aspetos das políticas da UE que são importantes ao nível local e pode adaptar mensagens e iniciativas para responder a necessidades locais. Através da organização de atividades de sensibilização e de participação dos cidadãos, o EUROPE DIRECT ajuda a preparar o terreno para a consecução das grandes prioridades políticas da Comissão e do Parlamento. O EUROPE DIRECT também está atento às expectativas dos cidadãos e transmite estas informações às instituições da UE.

O EUROPE DIRECT trabalha em estreita colaboração com a Representação da Comissão e com o Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal. Procura igualmente cooperar com outras redes de sensibilização e pontos de contacto da UE locais, incluindo redes locais relevantes, e promover o intercâmbio e a coordenação entre eles.

Funções

- Informação e envolvimento com os cidadãos;

- Relações com os meios de comunicação social e os multiplicadores locais;

- Conhecimento sobre temáticas sensíveis da UE ao nível local;

- A UE nas escolas;

- Promover uma rede regional de redes.

Entre em contacto:

Edifício da Antiga Escola Primária do Cadaval | Rua Dr. Duarte Ribeiro de Macedo |2550-149 Cadaval

Telefone: +351 262 085 044; site: www.europedirectolt.pt; e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Facebook: www.facebook.com/europedirect.olmt; Twitter: www.twitter.com/EDIC_OLMT; Instagram: www.instagram.com/edic_olmt; Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCfvOyTbbs0ByEXPgqwwTJLQ/videos

Artigo escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico