Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

105 postos de trabalho criados com o Programa +CO3SO Emprego através da Associação Leader Oeste: apoio da União Europeia na Região Oeste

O mês de maio marcou a conclusão do processo de decisão, por parte da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro - CENTRO 2020, a CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, dos avisos lançados e avaliados pela Associação Leader Oeste no âmbito do programa +CO3SO Emprego.

As candidaturas foram distribuídas por 4 avisos, 2 do GAL - Alto Oeste (Grupo de Ação Local dos 6 concelhos do Oeste que pertencem ao Distrito de Leiria) e 2 do GAL - Baixo Oeste (Grupo de Ação Local dos 6 concelhos do Oeste que pertencem ao Distrito de Lisboa).

A Associação Leader Oeste é a entidade responsável por ambos os Grupos de Ação Local com funções delegadas do Estado no âmbito da abordagem territorial denominada DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária).

As 110 candidaturas recebidas (59 nos concelhos do Alto Oeste e 51 nos concelhos do Baixo Oeste) totalizam mais de 13 milhões e 800 mil euros de investimento.

Das 110 candidaturas rececionadas, 26 foram aprovadas sem dotação, 18 no Alto Oeste e 8 no Baixo Oeste, 40 reprovadas, 18 no Alto Oeste e 22 no Baixo Oeste, e 44 foram aprovadas.

As 44 candidaturas aprovadas com dotação traduzem-se em 105 postos de trabalho criados (56 postos de trabalhos no Alto Oeste e 49 postos de trabalho criados no Baixo Oeste) com um investimento total de 5 milhões, 717 mil, 748 euros e 90 cêntimos.

A Associação Leader Oeste recebeu e avaliou as candidaturas, provenientes dos mais diversos setores de atividade, nomeadamente da área social, turismo, transformação, economia digital, prestação de serviços de proximidade e restauração, de todos os concelhos do Oeste.

Apesar do reforço substancial das dotações, face aos montantes iniciais dos avisos de concurso abertos pela Leader Oeste, por parte da CCDRC - Autoridade de Gestão Programa Operacional Regional do Centro - CENTRO 2020, 26 projetos com mérito não tiveram dotação e ficaram 44 postos de trabalho por criar.

Parceria Jornal ALVORADA/Centro de Informação Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo
Artigo escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico