Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Financiamento para aprendizagem sobre a União Europeia no ensino e formação profissional

A Comissão Europeia lançou as iniciativas Jean Monnet «Aprender sobre a UE», uma nova oportunidade de financiamento para melhorar o ensino sobre a União Europeia aberta a escolas, redes de escolas e formadores em ensino profissional de países do Programa Erasmus+.

As organizações interessadas podem candidatar-se até 1 de março de 2022 a bolsas de até 30.000 euros por um período de 3 anos.

O objetivo é permitir que escolas e outros prestadores de ensino e formação profissional definam experiências de aprendizagem sobre temas específicos relacionados com a União Europeia (valores, história, modo de funcionamento, diversidade cultural - entre outros).

Perfil dos candidatos

Escolas e prestadores de EFP (Ensino e Formação Profissional) (CITE 1 - 4) em todos os países do programa Erasmus+. Não disponível para particulares.

Duração: 3 anos

Uma iniciativa Jean Monnet «Aprender sobre a UE» terá de ter a duração mínima de 40 horas por ano letivo, durante três anos consecutivos.

Subvenção máxima: 30 000 EUR (representando, no máximo, 80 % do custo total).

Em que consiste uma iniciativa Jean Monnet «Aprender sobre a UE»?

As escolas e os prestadores de EFP devem definir um ou mais temas específicos relacionados com a UE (valores, história, modo de funcionamento, diversidade cultural - entre outros) para ensinar na sala de aula. As atividades devem realizar-se ao longo do ano letivo e podem incluir semanas de projeto, visitas de estudo e outras atividades imersivas.

Os prestadores de EFP podem conceber, eles próprios, experiências de aprendizagem ou contar com o apoio de instituições de ensino superior ou de outras organizações pertinentes (ONG, associações, etc.).

Resultados esperados

Em resultado de uma iniciativa, as escolas e os prestadores de EFP deverão ser capazes de:

  • capacitar os professores para ensinarem temas sobre a UE com recurso a métodos atrativos, e transmitirem factos e conhecimentos sobre a União Europeia aos seus alunos;
  • melhorar os resultados da aprendizagem sobre assuntos relacionados com a UE;
  • reforçar o conhecimento sobre a UE;
  • gerar interesse na União Europeia e servir de base para reforçar a participação dos alunos e dos estudantes no processo democrático e deixá-los mais bem preparados para se tornarem cidadãos ativos.

Processo de candidatura

Para mais informações sobre o processo de candidatura, consultar

Guia do Programa Erasmus+ - para informações detalhadas (critérios de candidatura, prazos, fundos disponíveis) @ https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt-pt/programme-guide/part-b/jean-monnet-actions

Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA) - as candidaturas são geridas pela agência de execução @ https://www.eacea.ec.europa.eu/grants/how-get-grant_en

Agências Nacionais - ponto de contacto local para procurar orientações sobre o processo de candidatura @ https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt-pt/agencias-nacionais
Artigo escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico