Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Cáritas Diocesana de Lisboa promove 2ª edição do Programa LIGAR

caritaslisboa

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Programa LIGAR, destinado às organizações de acção social e grupos de voluntários, da área geográfica do Patriarcado de Lisboa, que contribuem para o acolhimento e integração de pessoas migrantes.

Pretende-se que, através deste projecto,sejam identificados obstáculos, procurando facilitar possíveis bloqueios e dar acesso a recursos e ferramentas úteis para a otimização no apoio às pessoas migrantes.

O Programa LIGAR tem como base o modelo desenvolvido pela Cáritas Europa e está focado na mobilização de parceiros, no trabalho colaborativo e no desenvolvimento e reforço de competências dos participantes. Articula-se através de quatro etapas, todas elas desenvolvidas numa lógica de reflexão e formação-acção, num processo participativo adaptado ao perfil e necessidades de cada organização ou grupos de voluntários, partindo da experiência do próprio grupo.

A primeira edição do Programa LIGAR contou com a participação de um grupo de voluntários, num processo colaborativo, com vários exercícios e reflexões conjuntas em três áreas estratégicas - Pessoas, Processos e Parcerias - procurando dar-se resposta às seguintes questões: Onde estamos? Onde queremos chegar? O que fazer?

Este grupo de voluntários testemunhou, logo após as primeiras sessões, uma abertura “para chegar a uma solução conjunta” e “vontade de trabalhar em equipa para conseguir colmatar todas as necessidades”, assim como um “conhecimento de novos projectos” e uma mudança positiva na forma de “interpretar as necessidades de quem nos procura”, refere a Cáritas Diocesana de Lisboa num comunicado enviado ao ALVORADA.

Os interessados no Programa LIGAR podem proceder à pré-inscrição nesta 2ª edição através do site da Cáritas Diocesana de Lisboa, em www.caritaslisboa.pt/projeto-ligar/ ou entrar em contacto com a equipa responsável através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Cáritas Diocesana de Lisboa, organismo oficial da Igreja Católica, é uma IPSS de Utilidade Pública, destinada à promoção e exercício da acção social. A sua missão rege-se pela Doutrina Social da Igreja, pelas orientações definidas pelo Plano Pastoral Diocesano e pelos imperativos de solidariedade, sendo sua prioridade, em qualquer momento, responder às situações mais graves de pobreza e exclusão social.

O projecto LIGAR Pessoas e Serviços (PT/2020/FAMI/533) é promovido pela Cáritas Diocesana de Lisboa e cofinanciado pelo FAMI (Fundo Asilo e Migrações) e pelo Alto Comissariado para as Migrações, tendo a SGMAI como autoridade responsável.

Texto: ALVORADA