Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

10 de Junho: Presidente da CEP sublinha papel dos portugueses na “construção de novos mundos”

CEP 2

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, sublinhou hoje o papel do povo português “na construção de novos mundos”.

A propósito das comemorações do Dia de Portugal, José Ornelas disse que, “neste dia, o que se pretende celebrar, como Dia das Comunidades Portuguesas, é algo muito interessante para este mundo que vivemos e para o projeto comum de futuro”.

“Nós somos um povo que, já de si, é um produto de tantos povos, de tantas tradições (...). Eu sinto-me bem nesta mestiçagem que nós somos. Querer fazer aqui uma raça pura é voltar a critérios que não têm sentido no mundo de hoje”, disse o também Bispo de Leiria-Fátima, no final da Peregrinação das Crianças ao Santuário da Cova da Iria.

Segundo D. José Ornelas, este é “também, o momento em que estamos a reconstituir-nos com gente que chega de toda a parte do mundo”. “Isto também faz parte do nosso ser, (...) esta capacidade de acolher, agora os ucranianos que chegam, mas também os russos e todos aqueles que possam chegar, mas que possam ajudar-nos a construir um mundo melhor”, disse o presidente da CEP.

Texto: ALVORADA com agência Lusa