Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Catequistas debatem em Fátima o que a Igreja lhes pede

santuario de fatima

A reflexão sobre o que a Igreja espera de cada catequista no seu processo de evangelização é um dos objectivos das Jornadas Nacionais de Catequistas 2022, a realizar em Fátima nos dias 22 e 23 de Outubro.

Organizadas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), subordinadas ao tema 'A identidade da catequese no Directório', as jornadas vão decorrer em torno do novo Directório para a Catequese, editado em 2020.

Precisamos de continuar este caminho de perceber e conhecer o que nos pede a Igreja, em cada tempo, no nosso ministério de catequista. Este encontro é o momento de aprofundar o conhecimento acerca do Directório”, disse a religiosa Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC, adiantando que o encontro vai aprofundar “os diferentes contextos” onde “a catequese acontece”, pois esta “é uma missão não apenas dos catequistas, mas de toda a Igreja”.

Este Directório traz novidades, desde logo porque nos desafia a aprofundar e a intervir em contextos socioculturais específicos. Vamos ter testemunhos da catequese nas prisões, no território digital ou da pastoral da Pessoa com Deficiência. São realidades, para muitos, ainda distantes, que é preciso dar a conhecer”, acrescentou a irmã Arminda Faustino.

Os trabalhos das jornadas estão agendados para o Centro Pastoral Paulo VI, com a conferência de abertura a cargo do secretário da Comissão de Evangelização, Catequese e Catecumenado de Espanha, Francisco Romero, sobre 'A Catequese na missão evangelizadora da Igreja'.

'A Catequese na vida das pessoas e das comunidades eclesiais', 'A Catequese em situação de pluralismos e de complexidades', 'Linguagens da fé e Catequese' e 'O ministério do Catequista numa Igreja evangelizadora', são outros temas previstos no programa das jornadas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)