Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Corrida virtual promove Jornada da Juventude à escala global

JMJ cartaz

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023) vai promover a segunda edição da World Youth Day Global Race, uma corrida virtual à escala mundial entre os dias 20 e 23 de Outubro.

A corrida, organizada em parceria com o Move Sports e com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, desafia os participantes em todo o mundo a competirem entre si, através da inscrição na plataforma ou na aplicação da WYD Global Race.

“Através da doação simbólica de quatro euros, a World Youth Day Global Race irá contribuir para reduzir a pegada carbónica da JMJLisboa2023, através da plantação de árvores e da reflorestação de zonas que serão cedidas pelo Arouca Geopark, parceira desta edição, e geridas pela GTI - Global Tree Initiative, uma plataforma que permite registar a plantação de árvores e selecionar a causa a apoiar”, informou a organização.

A WYD Global Race termina no dia 23 de Outubro, com corridas organizadas nos vários Comités Organizadores Diocesanos (CODs) de Portugal.

Com recurso à aplicação da corrida, “cada atleta consegue participar na WYD Global Race em qualquer lugar, a qualquer hora, através de um sistema de georreferenciação que permitirá registar o tempo e distância percorrida, bem como um pódio virtual onde se poderá ver a classificação final de todos os participantes, em qualquer parte do mundo”, acrescenta uma nota sobre a iniciativa.

Os participantes poderão escolher a distância que pretendem percorrer: dois, cinco ou 10 quilómetros.

O objectivo é promover a JMJLisboa2023 e mobilizar a população para a adopção de comportamentos saudáveis e as boas práticas ambientais.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de Agosto de 2023, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição de 2023, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para este ano, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Texto: ALVORADA com agência Lusa