Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Município da Lourinhã procede à desinfecção de locais na via pública no concelho

CML limpeza Covid

O Município da Lourinhã, em articulação com a Guarda Nacional Republicana, está a proceder à desinfecção de locais na via pública, com o objectivo de minimizar a transmissão do vírus Covid-19. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia informa que estão programadas limpezas regulares em todas as freguesias, nomeadamente em zonas envolventes a farmácias, entidades bancárias, centros de saúde, supermercados e outros mercados, padarias, pastelarias, serviços de ‘take -way’, postos de combustível e zonas de depósito de resíduos sólidos urbanos. “Agradecemos que os cidadãos respeitem as zonas de intervenção e caso estejam por perto não se aproximem das operações em curso”, alerta a edilidade.

Esta acção está a ser seguida pelos restantes 11 municípios da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que estão igualmente a proceder a acções de limpeza e desinfeção das ruas e espaços públicos como forma de conter a propagação do surto provocado pelo novo coronavírus. Em declarações à Lusa, o autarca alenquerense Pedro Folgado, presidente do Conselho Intermunicipal, explicou que as autarquias estão a privilegiar as limpezas nos locais mais susceptíveis de passarem cidadãos, como proximidades e acessos a superfícies comerciais, farmácias, centros de saúde e hospitais, praças de táxis ou forças de segurança. Alguns destes municípios já activaram o seu Plano Municipal de Emergência - como é o caso da Lourinhã, Bombarral, Óbidos Peniche e Torres Vedras - enquanto outros se mantêm em estado de alerta.

Tal como referimos anteriormente, o Município da Lourinhã, na sequência do Plano Nacional de preparação e resposta à pandemia Coronavírus - COVID-19, da activação do Plano Municipal de Emergência da Protecção Civil, e das orientações emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, decidiu fazer a inventariação e reserva imediata no concelho de EPI’s - Equipamentos de Protecção Individual: luvas, desinfectantes, óculos de protecção, fatos de protecção, ‘kits’ fitofármacos e hipoclorito de sódio. Paralelamente foi determinada a inventariação de equipamentos mecânicos de pulverização (de alta pressão), “para eventual utilização em situações de descontaminação diversa, bem como disponibilidade dos respectivos operadores”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CML