Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Colónia de férias trouxe jovens ao concelho

coloniaferias

Um grupo de 50 crianças de uma colónia de férias passou pelo nosso concelho entre os passados dias 4 e 8, tendo ficado alojado nas instalações da Casa Pia de Lisboa, na Praia do Areal. Ao longo da semana foram várias as actividades desenvolvidas com destaque para a acção ‘A Tua Pegada Ecológica’ que consistiu na recolha de plásticos e cigarros nesta praia do concelho da Lourinhã.

A colónia de férias, promovida pela ASOL - Associação Solidária Oriental de Lisboa e a empresa local de animação turística ‘Ideias Aventura’, destinou-se a um grupo de meia centena de crianças ucranianas e nacionais integradas na sociedade portuguesa, algumas já nascidas no nosso país. A actividade que, segundo a organização foi a que mais se enquadrou nas preocupações actuais de consciência ambiental, consistiu numa campanha de limpeza da praia, com particular incidência na recolha de plásticos e cigarros, “elementos tão nocivos à fauna marítima e que estão a causar impactos muito negativos à escala global”, revelou ao ALVORADA Miguel Dias, responsável da empresa lourinhanense.

Esta iniciativa contou com a colaboração dos serviços de limpeza do Município da Lourinhã que forneceu os meios necessários e com uma palestra focada nesta temática dada pelo sub-director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Sérgio Leandro, que explicou aos jovens os problemas inerentes para o futuro das espécies e para a sustentabilidade dos oceanos e do meio ambiente. Segundo Miguel Dias, “pensamos ser muito importante promover junto dos mais novos e da população em geral, este tipo de acções de consciencialização e problemas, pois assim estaremos a dar a conhecer às novas gerações os reais problemas que estamos a passar, para que assim eles possam ajudar a mudar atitudes e comportamentos”.

Para além de visitas guiadas ao Museu da Lourinhã e Dino Parque da Lourinhã, ao longo da semana, os jovens participaram em diversas actividades, nomeadamente, em aulas de surf, torneios de mini-golfe, baptismo de voo cativo em balão de ar quente (junto à Praia do Areal), observação do sobrevoo de aeronaves e, no final, foi preparada uma festa de encerramento com danças, cantares e gastronomia ucranianos, no palco junto à foz da Praia da Areia Branca.

Texto e Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA