Assembleia Municipal da Lourinhã elege esta noite nova Mesa até final do mandato
- Categoria: Lourinhã
- 21/05/2025 20:34
A Mesa da Assembleia Municipal da Lourinhã vai ser eleita esta noite, numa reunião convocada pelo social-democrata António Gomes, enquanto presidente da Mesa responsável pelo processo eleitoral. Trata-se do seguimento à destituição da Mesa deste órgão deliberativo municipal, presidido pelo socialista Brian Silva e composto ainda pelos também socialistas Susana Gonçalves e Luís Rego Santos, que foi aprovada por maioria na madrugada do passado dia 30 de Abril, no fecho da sessão ordinária.
Esta eleição esteve inicialmente marcada para o passado dia 14, após convocatória assinada pelo presidente demissionário. Contudo, a reunião de líderes das diversas bancadas e os deputados independentes com a Mesa cessante, acabou por reagendar para esta noite, tendo a desconvocação ficado a dever-se a “motivos relacionados com a legitimidade no envio da convocatória, erradamente assinada pelo signatário [Brian Silva]”. A convocatória da sessão foi assim assinada pelo social-democrata António Gomes, para reunir à mesma hora e tendo como ponto único a eleição do presidente e secretários da Assembleia Municipal até final do mandato. Tal como todas as outras reuniões públicas deste órgão deliberativo, haverá transmissão em directo pelas redes sociais da edilidade.
Recorde-se que a Mesa da Assembleia Municipal da Lourinhã foi demitida na última sessão, após ter sido aprovada por maioria uma proposta dos eleitos Fernanda Marques Lopes (independente) e José Soeiro (na altura representante do PCP mas passou posteriormente a independente). Foi depois eleita a Mesa Eleitoral presidida por António Gomes e composta ainda pela primeira secretária Susana Gonçalves (PS) e pela segunda secretária Fernanda Marques Lopes (independente), de acordo com o Regimento da Assembleia Municipal.
Esta foi a primeira vez, desde a realização das primeiras eleições autárquicas em 1975, que a Mesa da Assembleia Municipal da Lourinhã foi demitida e não completou o mandato, a poucos meses da realização de novo acto eleitoral, que deverá ocorrer no final de Setembro ou princípio de Outubro. No primeiro mandato, entre 1977 e 1980, após a morte do presidente da Mesa, o socialista Mariano Vicente, cinco meses depois da sua tomada de posse, houve necessidade de se proceder à eleição da nova Mesa, tendo sido eleito o social-democrata João Marques, que presidiu à Assembleia Municipal até final desse mandato.
Texto: ALVORADA