Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sandra Gil, vogal da Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros, renuncia ao cargo por motivos políticos

Sandra Gil Moita dos Ferreiros 2025

O executivo socialista da Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros sofreu uma baixa: a vogal Sandra Gil apresentou a renúncia ao cargo e foi convocada para esta quinta-feira, dia 22, uma sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia para eleger um novo vogal para a equipa liderada por Rui Perdigão e constituída ainda por Emanuel Perdigão Lúcio.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, Sandra Gil diz que a decisão foi ponderada e não foi tomada de ânimo leve: “não se deve de todo ao facto de não conseguir ou deixar de acreditar neste nosso projecto, muito pelo contrário!”. A renúncia, segundo a autarca, “deve-se essencialmente ao facto de sentir que o espírito de partilha e união da equipa criada em 2021 não existe neste momento, tendo em conta que fui informada pelo meu colega de executivo Rui Perdigão, presidente de Junta de Freguesia, através de uma notícia no jornal local, de que iria assumir uma posição de independente nas próximas eleições, e não a de se manter a liderar o projecto que tínhamos iniciado em 2021, como já havíamos acordado”.

Recorde-se que, na entrevista ao ALVORADA, a 4 de Outubro, Rui Perdigão abre a porta a liderar uma candidatura de independentes nas próximas eleições autárquicas: “se eu não encontrar no PS aquilo que eu quero para a Moita dos Ferreiros, sem qualquer problema faço uma lista de independentes e será a população a decidir se me quer cá ou não”. Acrescentou ainda, na ocasião, “se alguém [do PS] tiver a infeliz ideia de meter objectivos partidários à frente de objectivos territoriais, vou como independente!”.

Apesar de aceitar e respeitar a opinião de Rui Perdigão, Sandra Gil não gostou de ter ficado a saber desta estratégia política pelo ALVORADA e discorda da sua decisão, justificando que “como equipa que sempre julguei sermos, penso que poderíamos ter discutido e acertado as nossas decisões num todo e como até então havíamos feito, ao invés de sabermos quase todos da equipa a sua decisão, através de uma notícia de jornal”. “Como já tive a oportunidade de comunicar à equipa da freguesia, não concordo com a tomada de posição do Rui Perdigão, tendo em conta que nas Autárquicas de 2021, constituímos um grupo apoiado pelo Partido Socialista, que na minha opinião, sempre apoiou a freguesia e cumpriu com as suas obrigações, num projecto que apenas termina em Setembro deste ano. Não existiram projecções individuais, pois nesta equipa imperou o trabalho do colectivo, cada um na sua área, mas sempre ao serviço do bem maior - a Moita, os seus lugares e associações, e julgo que esse trabalho é reconhecido”, analisa a autarca. Para Sandra Gil, “a Câmara Municipal tem apoiado toda a freguesia da Moita dos Ferreiros assim como as suas associações e todos têm mostra disso. Tem existido sempre um trabalho de coordenação e de equipa visível por todas e todos os moitenses”.

Informa ainda que a renúncia ao cargo não é uma decisão partidária, mas é tomada por uma questão de princípios. “Não faz parte da minha personalidade virar as costas a um projecto que, como todos sabem, tem funcionado bem, contando com os apoios necessários para o desenvolvimento da freguesia, até através da aquisição e manutenção de património edificado para os nossos projectos futuros, e do nosso movimento associativo”, sustenta.

Sandra Gil vai reassumir o mandato na Assembleia de Freguesia e reafirma que está “consciente e segura de que o projecto até aqui desenvolvido tem força para andar, mantendo o empenho e o foco em servir, da melhor maneira, a nossa terra, num espírito de união de grupo e partilha”. A autarca socialista agradece todo o apoio recebido da Câmara Municipal da Lourinhã que foi dado à Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros e, ainda, a todos os freguesias. “Exerci sempre as minhas funções com orgulho, dedicação e com a missão de união e proximidade de toda a população, única e exclusivamente em prol do serviço público, o melhor que pude e como sabia. Estou muito grata pela oportunidade que me foi dada de servir a minha terra e de trabalhar nas actividades em que me envolvi de corpo e alma, que envolveram muitas pessoas e associações em prol da elevação e promoção da Moita dos Ferreiros”, afirma ainda a autarca.

O ALVORADA contactou o presidente da Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros, Rui Perdigão, para uma reacção à demissão de Sandra Gil, tendo o autarca respondido que remete para mais tarde uma declaração.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados