Promovida aplicação do jogo ‘Rayuela’ - Missão Cibersegura da Polícia Judiciária em duas escolas da Lourinhã
- Categoria: Lourinhã
- 22/05/2025 12:36
Durante o mês de Maio o Município da Lourinhã integrou um projecto colaborativo com a Equipa de Desenvolvimento Digital do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente (AEDLV) com o objectivo de aplicar o videojogo ‘Rayuela’ - Missão Cibersegura - da Polícia Judiciária, uma ferramenta para a prevenção do cibercrime e integração de estratégias de consciencialização, dirigidas ao comportamento online de crianças e jovens.
Num comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade explica que esta actividade, de carácter didáctico, interactivo e intuitivo, apresenta seis ciberaventuras que recriam diversas situações da vida real, abordando fenómenos como o ciberbullying, o aliciamento online, o discurso de ódio, as ameaças cibernéticas, as relações tóxicas online e as fake news e foi disponibilizada a cerca de 170 alunos, de oito turmas do 7º ano lectivo da EB 2,3 Dr. João das Regras e da EB 2,3 de Ribamar. Em todas as sessões, e após a conclusão de cada aventura, foi promovida a reflexão e o debate sobre a temática.
Para a autarquia, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Unidade Multidisciplinar de Apoio às Escolas, integrada na Divisão de Educação da Câmara Municipal da Lourinhã, o jogo ‘Rayuela’ “permitiu a intervenção técnica junto dos alunos, com vista à promoção do desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente as digitais, promovendo conhecimentos e respectivos comportamentos no uso adequado das Tecnologias de Informação e Comunicação em ambiente socioeducativo”.
Já no âmbito do Plano de Desenvolvimento Digital da Escola do AEDLV, o jogo ‘Rayuela’ apresentou-se “como uma ferramenta de trabalho”, que permitiu “dar resposta às necessidades diagnosticadas”, especificamente, no que respeita ao reconhecimento da Educação Digital “como essencial para o desenvolvimento pessoal e sucesso educativo dos alunos”. Para além disso, revelou-se “um meio eficaz e eficiente” na intervenção com alunos, motivando o seu envolvimento, através do jogo, na reflexão crítica e debate sobre temáticas como o ciberbullying, segurança na internet, discursos de ódio online e comportamentos de segurança a adoptar, face a situações vividas pelo próprio ou por outros.