Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Dino Parque da Lourinhã apresenta novidades durante este Verão

torreobservacaojurassica

A partir do próximo dia 20, sábado, o Dino Parque da Lourinhã vai apresentar a mostra ‘BIG 5’, uma exposição temporária durante o Verão deste ano, e dedicada às maiores espécies terópodes da Europa. Simão Mateus, director científico do Dino Parque explica que “são cinco dos maiores dinossauros carnívoros da Europa, sendo o Torvosaurus o maior de todos e existiu aqui mesmo em Portugal, na Lourinhã, assim como o Allosaurus ou o Baryonyx. Este último já descoberto no Cabo Espichel e também em Inglaterra. Temos ainda o Neovenator, da ilha de Wight, no Canal da Mancha, e o Wiehenvenator, da Alemanha, cada um com contribuições específicas para a paleontologia”. 

Nos primeiros dias de Julho, o Parque vai receber uma novidade a nível mundial: o modelo em escala real, produzido pela primeira vez, de um dinossauro único que viveu apenas na região da actual Lourinhã: o Miragaia logicollum. Podendo atingir 7 a 8 metros e 2 toneladas de peso, este espécime viveu no período Jurássico Superior, pertencente ao grupo dos estegossauros. À semelhança dos restantes membros deste grupo, possuía um par de fiadas de placas ósseas e espigões ao longo do dorso e da cauda. O seu longo pescoço com 17 vértebras cervicais representam mais cinco do que as do estegossauro e mais dez do que a girafa.

Os fósseis do Miragaia que podem ser observados no Dino Parque foram encontrados em Miragaia, na Lourinhã. Outro exemplar de Miragaia encontrado na Atouguia da Baleia, Peniche, poderá ser visitado muito brevemente no Museu Geológico em Lisboa.

Durante o mês de Maio, foi inaugurada a Torre de Observação Jurássica, com cerca de 6 metros de altura, onde os visitantes podem contemplar uma vista sobre os principais e emblemáticos modelos de dinossauro do Dino Parque, incluindo os famosos diplodocos e T-Rex.

Recorde-se que o Dino Parque reabriu ao público no dia 20 de Maio com um conjunto de medidas de controlo que garantem a segurança de todos os visitantes e colaboradores. Desde a sua abertura, em Fevereiro de 2018, já recebeu quase 600.000 visitantes.

Fotografia: Direitos Reservados