Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Celebração do feriado municipal condicionada pela pandemia de Covid-19

AML 2020

O Município da Lourinhã celebrou esta quarta-feira o feriado municipal com fortes restrições para evitar a concentração de pessoas, tendo procurado dar resposta institucional aos constrangimentos causados pela pandemia do novo coronavírus. Procurou-se respeitar todas as medidas de contenção da disseminação da infecção, tendo sido respeitado o uso de máscara individual, o distanciamento social e a higienização das mãos.

A sessão da Assembleia Municipal, realizada no salão nobre dos Paços do Município, contou apenas com a presença de pouco mais de uma dezena de eleitos e foi transmitida em directo pelo Facebook. Para além do presidente da Assembleia Municipal, António Alberto Santos, e do presidente da Câmara, João Duarte Carvalho, cada bancada partidária esteve presente com apenas um representante, tendo as juntas de freguesia sido representadas pelo presidente do executivo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido. A CDU fez-se representar por José Soeiro, o CDS/PP por José Nuno Carvalho, o PSD por Nuno Sampaio e o PS por Susana Gonçalves. Já o executivo camarário contou com a presença dos vereadores socialistas Carla Custódio, José Tomé e João Serra, e, ainda, pelos eleitos social-democratas Vanda Oliveira e Hernâni Santos. Houve momentos musicais protagonizados pelo artista Nuno Trindade.

Neste dia de S. João, para além da tradicional cerimónia do içar das bandeiras, defronte dos Paços do Município, a edilidade incluiu este ano no programa oficial das comemorações uma homenagem às costureiras voluntárias que colaboraram com a autarquia na confecção de máscaras sociais. O reconhecimento autárquico traduziu-se na entrega de um diploma simbólico às representantes dos vários grupos que participaram neste trabalho solidário e, ainda, ao formador Carlos Valeriano, mentor do projecto ‘Costura esta ideia solidária’, responsável pela dinamização desta iniciativa no nosso concelho.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA