Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Tournée Solidária 2020’: campanha de angariação de fundos arrancou na Lourinhã para apoiar Guilherme Nobre

associacaosalvador

O jovem Guilherme Nobre, residente na Lourinhã, recebeu esta tarde a visita da ‘Tournée Solidária 2020’, lançada pela Associação Salvador, fundada por Salvador Mendes de Almeida (tetraplégico desde os 16 anos devido a um acidente), que tem como missão apoiar pessoas com deficiência motora, promovendo a sua inclusão social, melhorando a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

O pequeno Guilherme, de 9 anos, nasceu prematuro com 32 semanas, irmão gémeo de dois (são trigémeos). A doença que o afecta deve-se a uma mutação genética, Síndrome de Leigh, que lhe atesta um grau de incapacidade de 97%. O irmão Rafael também sofre da Síndrome de Leigh e a Francisca de Paralisia cerebral. Todos com 9 anos de idade, e todos em cadeira de rodas.

Mas o Guilherme tem uma epilepsia refratária, luxação da anca, cifose e os pés já deformados na sequência da patologia. Não fala, não anda, tem baixa acuidade visual e tem uma gastrostomia por onde se alimenta. A sua doença é degenerativa o que dificulta em muito o processo de desaceleramento da evolução da mesma.

Todos os avanços são uma vitória e neste momento a frequência do Guilherme na escola tem surtido alguns progressos motores e por vezes consegue sentar-se de cócoras e emitir alguns sons comunicativos.

Anualmente a Associação Salvador apoia cerca de 400 pessoas com deficiência motora de norte a sul do país, em áreas como a integração profissional, os eventos inclusivos, o desporto adaptado, as acessibilidades, a sensibilização em escolas e a atribuição de apoios e equipamentos, esta última, alvo da campanha em curso intitulada de ‘Tournée Solidária 2020’.

Nesta tournée seguirão um embaixador da Associação Salvador, também ele apoiado este ano e um responsável da associação, que farão mais de 1.500 km numa carrinha adaptada, visitando 10 pessoas com deficiência motora de todo o país, que vão ser apoiadas este ano pela Associação Salvador.

São 10 pessoas inspiradoras, que lutam por melhores condições para os filhos e precisam de apoio para financiar a sua formação, que representam Portugal internacionalmente ao nível desportivo e precisam de apoio para a compra de um equipamento ou simplesmente porque precisam de uma cadeira automóvel que dê segurança nas deslocações para a escola.

Após a visita a cada candidato, a Associação Salvador procura o apoio da comunidade local, pessoas, empresas e autarquias, para que seja possível ajudar estas pessoas, concretizando os seus sonhos. O apoio que a família do Guilherme Nobre pede é uma cadeira de transporte para o automóvel, porque a cadeira de que dispõe está a agravar as deformidades e contraturas da coluna vertebral.

Transportar o Guilherme em segurança é uma necessidade premente, não só pelos riscos, facilmente dedutíveis, mas também porque a cadeira de que dispõem neste momento está a agravar as deformidades e contraturas da coluna vertebral.

A cadeira tem um custo total de 3.696,75€. A ajuda monetária pode ser efectuada através da entidade 21 098, referência 100 402 001 e valor (o que desejar).

Para mais informações, ou pedido de emissão de recibo de donativo, enviar os elementos necessários para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA