Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Orçamento Participativo da Lourinhã: revelados resultados intercalares das votações nos projectos

OPL 2020

Os resultados intercalares da votação do OPL - Orçamento Participativo da Lourinhã registou 422 votos, até às 17h00 desta quarta-feira, distribuídos pelos três níveis orçamentais mais altos, dado que o primeiro nível (até 10 mil euros) não recebeu propostas. Nesta sexta edição foram apresentadas 23 propostas pela comunidade que foram analisadas tecnicamente por uma equipa multidisciplinar criada para o efeito pela Câmara Municipal. Recorde-se que a votação final decorre até final de Agosto e a divulgação dos resultados deverá ocorrer a 1 de Setembro.

O patamar do ‘Associativismo’, com projectos até 30 mil euros, é o que regista mais votos (184), assim como reúne o maior número de projectos candidatados (8), estando neste momento assim classificados: 1º Estrutura Médica e de Socorro de Campanha (77); 2º Requalificação do Parque Infantil de Nadrupe (63); 3º Geologia Com(vida) (15); Cantinho das Artes (15); 5º Digitalizar e Disponibilizar à Comunidade 600 anos de Arquivo da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã (4); 6º Associação +Acessível (3); O Museu vai à Escola (3); 8º Património Acessível, Património de Todos (2).

Quanto ao segundo nível com mais votos (170) foi o que reúne quatro projectos com valores de investimento entre os 15.001 a 20.000 euros, que estão neste momento assim classificados: 1º Sala do Futuro (83); 2º Ecobike (38) e Praia Acessível (38); 4º Miradouro da Pena Seca (11).

O terceiro nível que reuniu menos votos até agora (68) conta com três projectos a votação que estão assim classificados: 1º Pelos Caminhos da Pena Seca (41); 2º Parque Patudo (24); 3º Parque Infantil de Toledo (3).

O valor definido pelo Município da Lourinhã para o OPL deste ano é de 75.000 mil euros, distribuídos por quatro patamares orçamentais. Face à conjuntura que o país vive, tinha sido alargado o prazo de apresentação de propostas até 30 de Abril, permitindo aos cidadãos interessados aproveitarem a fase de isolamento social “para pensarem num projecto para o concelho”.

Relativamente aos projectos das edições anteriores, a autarquia revelou em Maio que “continua a desenvolver procedimentos e intervenções no espaço público, com o objectivo de concluir algumas das intervenções até ao final do presente ano, apesar de todos os constrangimentos que a actual situação impõe”.

Texto: ALVORADA