Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Orçamento Participativo da Lourinhã: revelamos como estão a decorrer as votações de todos os projectos

OPL 2020

Os segundos resultados intercalares da votação do OPL - Orçamento Participativo da Lourinhã registou 1821 votos até às 17h00 desta quarta-feira, distribuídos pelos três níveis orçamentais mais altos, dado que o primeiro nível (até 10 mil euros) não recebeu propostas.

Nesta sexta edição foram apresentadas 23 propostas pela comunidade que foram analisadas tecnicamente por uma equipa multidisciplinar criada para o efeito pelo Município da Lourinhã. Recorde-se que a votação final decorre até dia 30 de Agosto e a divulgação dos resultados deverá ocorrer a 1 de Setembro.

O patamar do ‘Associativismo’, com projectos até 30 mil euros, é o que regista mais votos (734), assim como reúne o maior número de projectos candidatados (8), estando neste momento assim classificados: 1º Estrutura Médica e de Socorro de Campanha (223); 2º Requalificação do Parque Infantil de Nadrupe (200); 3º Associação +Acessível (138); 4º Digitalizar e Disponibilizar à Comunidade 600 anos de Arquivo da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã (101); 5º Geologia Com(vida) (32); 6º Cantinho das Artes (25); 7º O Museu vai à Escola (11); 8º Património Acessível, Património de Todos (4).

Quanto ao segundo nível com mais votos (341) foi o que reúne quatro projectos com valores de investimento entre os 15.001 a 20.000 euros, que estão neste momento assim classificados: 1º Miradouro da Pena Seca (136); 2º Sala do Futuro (93); 3º Praia Activa (64); 4º Ecobike (48).

O terceiro nível que reuniu menos votos até agora (295) conta com três projectos a votação que estão assim classificados no patamar de 10.001 a 15.000 euros: 1º Pelos Caminhos da Pena Seca (143); 2º Parque Infantil de Toledo (115); 3º Parque Patudo (37).

O valor definido pelo Município da Lourinhã para o OPL deste ano é de 75 mil euros, distribuídos por quatro patamares orçamentais. Face à conjuntura que o país vive, tinha sido alargado o prazo de apresentação de propostas até 30 de Abril, permitindo aos cidadãos interessados aproveitarem a fase de isolamento social “para pensarem num projecto para o concelho”. Recordamos que todos podem votar nas propostas, através do envio gratuito de SMS, na plataforma electrónica do OPL ou presencialmente no edifício dos Paços do Município da Lourinhã.

Relativamente aos projectos das edições anteriores, a autarquia revelou em Maio que “continua a desenvolver procedimentos e intervenções no espaço público, com o objectivo de concluir algumas das intervenções até ao final do presente ano, apesar de todos os constrangimentos que a actual situação impõe”. Mais informações sobre o Orçamento Participativo da Lourinhã podem ser obtidas em https://orcamentoparticipativo.cm-lourinha.pt/

Texto: ALVORADA