Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: Disponível guia de transição do 1º para o 2º ciclo para ajudar famílias neste ano lectivo

aluno

As famílias dos alunos que ingressam pela primeira vez no 5º ano das escolas do concelho têm agora um guia de transição do 1º para o 2º ciclo, uma publicação que pode ser obtida ‘online’ na página digital do Município da Lourinhã. Trata-se de um trabalho realizado pela edilidade em parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho: Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e Agrupamento de Escolas da Lourinhã.

Em nota informativa enviada ao ALVORADA, a Câmara Municipal justifica a elaboração e disponibilização deste trabalho porque “esta transição de ciclo constitui um grande desafio para os alunos e para as famílias, fazendo o guia faz parte de um conjunto de acções concertadas que visam apoiar este momento”. Esta publicação compila, entre outras, de forma resumida, um conjunto de temáticas, entre as quais figuram os desafios de uma nova escola, organizada num formato completamente diferente daquele a que os alunos estão habituados; desenvolvimento do aluno nesta fase, orientações de organização e de estudo; novas formas de aprender com recurso às tecnologias; e a importância do sono e da alimentação.

Este guia de transição escolar está enquadrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Oeste (PIICIEO) ‘Aluno ao Centro’, inserido na acção ‘Integrar +’, realizado no âmbito de uma candidatura oficial promovida pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste para os municípios da região, da autoria do CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. Este plano insere-se na implementação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da OesteCIM, celebrado a 31 de Agosto de 2015, no que se refere à prioridade ‘Redução e prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário’.

O guia encontra-se disponível na versão ‘on-line’, no centro de recursos do Aluno ao Centro em http://www.cm-lourinha.pt/_uploads/educa%C3%A7%C3%A3o/Guia_familia.pdf

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)