Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

CM Lourinhã fala de eficiência energética na habitação social na Semana Europeia das Regiões

European Week Regions

O projecto de eficiência energética na habitação social promovido no concelho pelo Município da Lourinhã vai estar em destaque na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, o maior evento anual promovido por Bruxelas dedicado à política regional e que este ano vai decorrer em formato digital devido à pandemia de Covid-19. Este ano esta iniciativa da União Europeia desenrola-se ao longo de três semanas consecutivas, cada uma dedicada a um tema: Capacitar os Cidadãos; Coesão e Cooperação; e Europa Verde.

O vereador João Serra, da Câmara Municipal da Lourinhã, irá integrar uma mesa-redonda na Semana da Europa Verde, na próxima terça-feira, dia 20, pelas 17h00, denominada ‘Housing as an instrument for sustainability’. Segundo um comunicado da autarquia lourinhanense enviado ao ALVORADA, este convite surge no contexto de um projecto que o Município da Lourinhã iniciou recentemente, cofinanciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para a melhoria da eficiência energética dos edifícios de seis bairros sociais do concelho: Atalaia, Casal Novo, Eira, Ladeirinha, Moledo e São Bartolomeu dos Galegos. As intervenções nestes edifícios municipais vão abranger sistemas fotovoltaicos, isolamento térmico em fachadas e cobertura, sistemas de água quente sanitária, substituição de vãos envidraçados, com a colocação de equipamentos mais eficientes.

Com um investimento total de 951.950,62 euros, a taxa de comparticipação pelo FEDER - Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional ascende a 775.328,39 euros, sendo o restante financiado por fundos próprios da autarquia. Este projecto está ser concretizado em colaboração com a empresa Irradiare - Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Ambiente Lda, com sede no concelho de Oeiras.

De acordo com a edilidade, João Serra “abordará este tema destacando a importância de compreender como passar de uma abordagem técnica, incluindo a eficiência energética, para uma abordagem holística, enquadrando a dimensão social, integrando a comunidade e fortalecendo-a, ao nível da habitação familiar, dos blocos habitacionais, dos bairros sociais e do domínio urbano”.

O sector doméstico, que inclui a habitação social, é responsável por uma parte significativa do consumo de energia, pelo que representa uma oportunidade no que diz respeito à melhoria global da sustentabilidade energética. “É essencial que a eficiência energética dos edifícios seja melhorada, de modo a obter benefícios económicos e ambientais. Esta palestra visa apresentar ao público o projecto da cidade da Lourinhã e a sua visão abrangente no que diz respeito à compreensão da dimensão social e do seu enquadramento adequado no espaço urbano das cidades e regiões”, destaca ainda a autarquia.

A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é um evento anual durante o qual as autarquias e regiões mostram a sua capacidade para criar crescimento e emprego, implementar a política de coesão da União Europeia e provar a importância do nível local e regional para a boa governação europeia. Tornou-se uma plataforma única de comunicação e estabelecimento de contactos, que reúne regiões e municípios de toda a Europa, incluindo os seus representantes políticos, funcionários, peritos e académicos. Ao longo dos últimos 17 anos tem contribuído muito para divulgar a forma como as regiões e os municípios utilizam os fundos da UE para melhorar a vida quotidiana dos cidadãos. As inscrições para a participação neste evento deverão ser realizadas através da página oficial deste evento.

Texto: ALVORADA