Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã apela à população para participar no inquérito para o ‘Atlas da Saúde

Rede Municipios Saudaveis

A Rede de Portuguesa de Municípios Saudáveis, no âmbito do estudo ‘Atlas da Saúde’, está a proceder à realização de um inquérito à população. O Município da Lourinhã e o Município de Torres Vedras são os únicos, entre os 56 associados, que integram esta associação parceira da Organização Mundial da Saúde. O inquérito é preenchido ‘online’ e pode ser feito na página oficial de cada município.

O ‘Atlas da Saúde’ tem por objectivo avaliar a saúde, o bem-estar da população residente nos municípios da RPMS e apoiar a definição de políticas e estratégias municipais de promoção da saúde. O projecto inclui a recolha e análise de indicadores estatísticos e um inquérito à população residente. Pretende identificar problemas, necessidades e expectativas face às condições onde vive e como estas influenciam a qualidade de vida e bem-estar.

Atendendo ao actual contexto de pandemia de Covid-19, este inquérito integra ainda questões associadas à doença, tais como o impacto do estado de emergência, do isolamento social na vida dos munícipes, e, a resposta local à crise provocada pela pandemia.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projecto ‘Cidades Saudáveis’ nos concelhos que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos. Constituída formalmente em 10 de Outubro de 1997, a RPMS desenvolve a sua intervenção tendo por base as seguintes linhas orientadoras: apoiar e promover a definição de estratégias locais susceptíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; e promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a RPMS e entre as restantes redes nacionais participantes no projecto ‘Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde’ (OMS).

Texto: ALVORADA