Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Vimeiro: CIBV participa em ‘webinar’ sobre Turismo Acessível promovido pelo Turismo de Portugal

CIBV 2

O CIBV - Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro integra o painel dedicado ao Turismo Acessível da primeira sessão do ciclo de ‘webinars’ que o Turismo de Portugal organiza esta terça-feira, dia 27, das 10h30 às 12h00, no âmbito do Programa ALL FOR ALL - Portuguese Tourism.

Segundo anunciou o Município da Lourinhã na sua página oficial, “este ciclo visa continuar a divulgação das boas práticas nacionais de turismo acessível, bem como sensibilizar os agentes turísticos, as entidades públicas e a comunidade para a importância económica e social da acessibilidade para todos dos recursos turísticos e destina-se aos empresários de turismo nacionais nas áreas do alojamento turístico, restauração, animação turística, às entidades públicas e aos futuros profissionais do sector”.

Com moderação de Teresa Ferreira (Turismo de Portugal), para além do CIBV, cuja intervenção estará a cargo da técnica superior lourinhanense Ana Bento, este seminário vai contar com outras abordagens sobre ​o Turismo Acessível em Portugal e contará com a intervenção de Ivor Ambrose, responsável pela rede europeia ENAT - European Network for Accessible Tourism, que abordará ‘O Turismo Acessível na Europa e em Portugal’. Está ainda prevista a intervenção de Helena Ferreira sobre ‘Hotel do Sado Business & Nature’, Joel Pereir​a abordará ‘Tobogã Portugal Adventure Tours’ e Ana Garcia (Accessible Portugal) concluirá com o tema ‘Oferta Acessível em Crescimento nos Territórios’.

Este seminário pela internet tem o acesso assegurado pela Plataforma ​Teams​ e tem como destinatários empresários de turismo nacionais nas áreas do alojament​o turístico, restauração, animação turística, entidades públicas e futuros profissionais do sector. Pode obter sais informações em https://bit.ly/35q2QpC.

Recorde-se que no dia 29 de Fevereiro foi inaugurado, no CIBV, o projecto de novos conteúdos e recursos bem como atendimento inclusivo de pessoas com necessidades especiais Depois de quase quatro meses encerrado ao público, este equipamento sofreu diversas intervenções que permitiram a regeneração, requalificação e reabilitação do espaço, de modo a transformar a acessibilidade deste equipamento turístico e dos seus serviços. O investimento para a requalificação deste espaço foi conseguido através de uma candidatura à Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal, tendo o Conselho Directivo deste organismo público aprovado um investimento global que ascendeu a 199.120 euros, em que o valor elegível foi de 173.096 euros.

A cerimónia de reabertura do CIBV contou, na ocasião, com a presença de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e de Teresa Ferreira, directora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal, que se juntaram aos autarcas locais neste dia festivo para o Vimeiro.

Texto: ALVORADA