Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bombeiros da Lourinhã têm novo veículo de combate a incêndios urbanos

novoveiculoincendios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã esteve esta tarde junto aos Paços do Município a mostrar ao executivo camarário a nova viatura VUCI (Veículo de Combate a Incêndios Urbanos) que foi adquirida recentemente mas que ainda não está operacional.

Com um custo total de 244 mil euros, o camião foi financiado na totalidade pela autarquia, através do protocolo assinando com a AHBVL, que pediu um empréstimo bancário, cabendo à associação as despesas com os juros e o IVA (6%) que será posteriormente reembolsado pela Autoridade Tributária.

A viatura foi adquirida por um preço especial por a mesma já ter estado em exposição numa feira, pois o valor dela é de 300 mil euros”, informou Carlos Horta, presidente da direcção da AHBVL. O VUCI antigo já tinha muitos anos e esta nova viatura vem substituí-lo, tendo-se contudo aproveitado diverso equipamento.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã afirmou que esta aquisição surgiu após um pedido de apoio para a aquisição da viatura por parte da AHBVL, “uma vez que o veículo existente não tinha condições, nomeadamente para intervenção em incêndios urbanos e esta viatura vem compensar essa situação”. Para João Duarte Carvalho, trata-se de uma mais-valia para o concelho, pois traz mais segurança aos munícipes. “É a viatura adequada para este tipo de intervenção”, concluiu o autarca ao ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA