Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presidenciais: Número de eleitores do concelho da Lourinhã subiu nestas eleições

eleicoes presidenciais lourinha 1

Mais de 10 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher entre os sete candidatos a Presidente da República, numas eleições em que a abstenção é o principal adversário devido à pandemia de Covid-19. As mesas de voto, que este ano são mais para evitar grandes concentrações de pessoas, abriram às 8h00 e encerram às 19h00. Na vila da Lourinhã o processo eleitoral tem decorrido normalmente e sem grandes filas.

No total, estavam inscritos nos cadernos eleitorais 10.865.010 eleitores à data de referência de 31 de Dezembro. O número de eleitores recenseados no concelho da Lourinhã para as eleições presidenciais deste domingo, dia 24, é superior ao registado nas eleições legislativas de 2019. Estão inscritas 22.991 pessoas, mais 119 que no último acto eleitoral. Como sempre a grande incógnita será a abstenção, particularmente neste ano marcado pela pandemia, em que se prevê que muitos eleitores não se dirijam às mesas de voto por precaução sanitária. Para exercer o seu direito cívico é obrigatório os eleitores usarem máscara e desinfectar as mãos antes e depois de votar, sendo aconselhado que cada leve a sua esferográfica ou caneta.

Devido à pandemia, a novidade destas eleições é o alargamento do voto antecipado em mobilidade no território nacional a todos os cidadãos que, desta vez, não tiveram de apresentar uma justificação para se inscreverem e votarem este domingo. No concelho da Lourinhã foram 564 eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente. O local da mesa de voto funcionou na antiga Escola Primária da Lourinhã. A autarquia tinha anteriormente designado como local a Sede da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia. Segundo um comunicado da edilidade enviado ao ALVORADA, esta alteração ficou a dever-se “ao elevado número de eleitores inscritos para voto antecipado por mobilidade”.

O Município da Lourinhã recebeu ainda 334 votos antecipados (foram 40 no ano passado) distribuídos por 30 das 39 mesas de voto. Durante a última terça-feira foram recolhidos oito votos antecipados por mobilidade de confinamento (freguesias de Santa Bárbara, Miragaia e Marteleira, Lourinhã e Atalaia), perfazendo um total de 342 votos antecipados em todo o concelho. A recolha foi feita em residências particulares e não se registou nenhuma inscrição dos utentes dos lares existentes no município. Os Bombeiros Voluntários da Lourinhã realizaram no passado dia 11 uma acção de formação à equipa municipal de cinco pessoas que acompanhou o voto antecipado por confinamento obrigatório. Este voto aplicou-se a todos os eleitores nesta condição e que manifestaram essa intenção à administração eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, através do Portal do Eleitor em www.portaldoeleitor.pt.

Para as eleições, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna fornece álcool-gel, máscaras e viseiras aos membros das mesas de voto, havendo este ano mais duas no nosso concelho que nas últimas eleições, na União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia. O Município da Lourinhã disponibiliza acrílicos para as mesas de voto e dispensadores de pé de álcool gel à entrada dos locais onde estão as mesas de voto, estando assim garantidas as condições de segurança para todos votarem.

Esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976. A campanha eleitoral começou no dia 10 e termina dia 22. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Desde 1976, foram Presidentes António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006) e Cavaco Silva (2006-2016). O actual chefe de Estado, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que se recandidata ao cargo.

35 ASSEMBLEIAS E SECÇÕES DE VOTO NO CONCELHO DA LOURINHÃ

Freguesia da Moita dos Ferreiros: Nº 1 e Nº 2 - Junta de Freguesia; Nº 3 União Social e Cultural de Casal Torneiro, Seixosa e Casal da Mata.

Freguesia de Reguengo Grande: Nº 1 e Nº 2 - Escola Básica do 1º Ciclo do Reguengo Grande; Nº 3 Associação Cultural e Recreativa de Cesaredas.

Freguesia de Santa Bárbara: Nº 1 - Escola Básica do 1º Ciclo da Marquiteira; Nº 2 - Jardim-de-Infância da Ventosa; Nº 3 - Associação Cultural e Desportiva de Pregança.

União das Freguesias de Miragaia e Marteleira: Nº 1 - Associação para o Desenvolvimento de Miragaia; Nº 2 - Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de Papagovas; Nº 3 - Jardim-de-Infância da Ribeira de Palheiros; Nº 4 - Escola Básica do 1º Ciclo da Marteleira; Nº 5 - Escola Básica do 1º Ciclo de Cabeça Gorda.

Freguesia de Vimeiro: Nº 1 - Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro; Nº 2 Associação Recreativa, Social e Cultural de Toledo.

Freguesia de Ribamar: Nº 1 e Nº 2 - Salão Paroquial de Ribamar.

União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia: Nº 1, Nº 2, Nº 3, Nº 4 e Nº 5 - Escola Básica do 1º Ciclo da Lourinhã; Nº 6 - Escola Básica do 1º Ciclo da Zambujeira; Nº 7 e Nº 8 - Sala do Centro Social e Paroquial da Lourinhã no Seixal; Nº 9 - salão anexo à Igreja de Casal Novo; Nº 10 - Antiga Escola Básica do 1º Ciclo das Capelas; Nº 11 - salão anexo à Igreja do Nadrupe; Nº 12 - Antiga Escola Básica do 1º Ciclo do Toxofal; Nº 13 - Antiga Escola Básica do 1º Ciclo do Sobral; Nº 14 - Centro Social da Abelheira; Nº 15 - Antiga Escola Básica do 1º Ciclo de Areia Branca; Nº 16 e Nº 17 - Pavilhão Multiusos da Atalaia.

União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo: Nº 1 - Sala de Convívio anexa à Junta de Freguesia de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo; Nº 2 - Antiga Escola Básica do 1º Ciclo do Reguengo Pequeno; Nº 4 - Delegação da União de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA