Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Censos 2021: recenseadores iniciam hoje distribuição das cartas com os códigos para responder ao questionário

censos2021

As cartas com os códigos para responder aos questionários do Censos 2021 pela Internet começam hoje a ser distribuídas aos cidadãos pelos recenseadores, numa operação marcada este ano pela pandemia da Covid-19.

O XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação são realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em articulação com as autarquias locais. No Concelho da Lourinhã estão envolvidas 40 pessoas no processo, entre recenseadores, coordenadores de freguesia e delegado municipal.

O INE estima que em todo o território do concelho da Lourinhã existam 17.440 alojamentos, entre os quais, 9.785 de residência habitual.

Ao longo dos próximos dias cerca de 11 mil recenseadores vão estar na rua a entregar as cartas nas caixas de correio dos agregados familiares (uma carta por agregado), que deverão começar a responder em censos2021.ine.pt a partir de 19 de Abril, o dia censitário a que se devem referir todas as respostas.

Até 3 de Maio, os cidadãos podem também responder aos questionários pela Internet ou pelos meios alternativos disponibilizados pelo INE, que incluem o número de telefone 210542021.

As respostas poderão também ser dadas nos e-balcões das Juntas de Freguesia ou preenchendo os questionários em papel que os recenseadores começarão a entregar a partir de 31 de Maio, cumprindo protocolos de segurança em saúde pública.

Ao todo, estão envolvidas na realização e tratamento dos dados do Censos 2021 cerca de 15.000 pessoas.

Texto: ALVORADA com Agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA