Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: Dia Europeu do Mar assinalado com acção de sensibilização ambiental na Praia de Porto Dinheiro

diaeuropeumar2021

Os alunos da Escola EB Salvador Leonardo Ferreira, de São Bartolomeu dos Galegos, participaram esta manhã numa acção de sensibilização ambiental na Praia de Porto Dinheiro, em Ribamar, no âmbito do Dia Europeu do Mar que foi assinalado pela Câmara Municipal da Lourinhã.

Esta acção teve como objectivo alertar os alunos para os problemas relacionados com a poluição dos oceanos e dos mares e a premente necessidade de preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Durante a manhã, as crianças realizaram uma limpeza de praia, à medida que iam preenchendo um questionário elaborado pelo projecto ‘Coastwatch Portugal’, tendo a oportunidade de receber esclarecimentos sobre a geologia presente, dados pelo paleontólogo do aspiring Geoparque Oeste e de ouvir uma explicação sobre as piscinas naturais existentes na zona da Malhada, fornecida pela Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro.

A iniciativa contou com a presença do vereador do Município da Lourinhã, João Serra, do presidente da Junta de Freguesia de Ribamar, Mauro Antunes, do presidente da Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro, Lourenço Antunes e de Bruno Pereira do aspiring Geoparque Oeste.

O vereador responsável pelo pelouro da Gestão do Litoral e do Ambiente destacou ao ALVORADA o papel da autarquia em tudo o que se relaciona com o mar, nomeadamente através do reforço da aposta na investigação e na cooperação, ali representados simbolicamente pelo aspiring Geoparque Oeste e o importante papel da consciencialização e sensibilização da sociedade civil para esta temática, dando como exemplo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo município em colaboração com a Eco Escola EB Salvador Leonardo Ferreira.

No âmbito do Dia Europeu do Mar, assinala-se também esta quinta-feira a abertura da XII Quinzena Gastronómica do Polvo que decorre na Lourinhã de 20 a 30 de Maio. João Serra fez referência à importância que este evento tem para o concelho, nomeadamente através do aumento do valor do pescado e da aposta que os restaurantes têm feito para captar novos clientes, inovando na criação de novos pratos, em que o polvo é rei.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros