Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Feriado municipal da Lourinhã celebra acordo de geminação com Bad Liebenzell e homenagem ao Pe. Joaquim Batalha

feriado municipal lourinha 2021

A vila da Lourinhã está engalanada há vários dias com as bandeiras de Portugal e da Alemanha para assinalar esta quinta-feira, feriado municipal, a assinatura do acordo de geminação com o município alemão de Bad Liebenzell. Recorde-se que o protocolo de amizade que une os dois municípios foi assinado na vila germânica, numa cerimónia realizada durante a deslocação de uma comitiva lourinhanense liderada pelo presidente do executivo camarário João Duarte Carvalho, que ocorreu entre 29 de Maio e 2 de Junho de 2019. A pandemia de Covid-19 veio atrasar a assinatura do acordo de geminação, na Lourinhã, no feriado municipal do passado, estando agora marcada para amanhã, durante a sessão solene que decorrerá no auditório da AMAL - Associação Musical e Artística Lourinhanense. Para além da comitiva alemã, marcará também presença uma delegação do município francês de Deuil-La Barre, que está geminado há vários anos com o Município da Lourinhã.

A escolha da Câmara Municipal da Lourinhã para a celebração do Feriado Municipal e das Festas do Concelho deste ano, devido à pandemia, recaiu num “formato híbrido”, com o programa a decorrer nos próximos dias 24, 25, 26 e 27 de Junho.

No dia 24, quinta-feira, às 10h15, o auditório da AMAL receberá, apenas para convidados, a sessão solene evocativa do Dia do Concelho, que será transmitida em directo na página de Facebook do Município da Lourinhã. Nesta sessão, para além da assinatura do acordo de geminação, entre o Município da Lourinhã e o município alemão de Bad Liebenzell, está prevista a entrega da Medalha Municipal de Honra ao Pe. Joaquim Batalha, presidente do conselho de administração da Fundação João XXIII/Casa do Oeste e pároco de Ribamar, e, ainda, ex-director do ALVORADA e ex-pároco da Lourinhã. A proposta foi aprovada pelo executivo camarário e na última sessão da Assembleia Municipal. O galardão visa distinguir actos ou serviços meritórios, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor do Município da Lourinhã, das suas populações ou comunidades. A sessão solene contará ainda, como habitualmente, com discursos dos representantes das forças políticas representadas na Assembleia Municipal, do presidente do executivo camarário e, ainda, do presidente do órgão deliberativo António Alberto Santos. Sublinhe-se que é a última sessão comemorativa deste mandato, uma vez que vão decorrer dentro de meses as eleições autárquicas.

Nesta quinta-feira está agendada, para as 15h00, a inauguração do Espaço Museológico ‘Olhar o Mar’, em Ribamar, e, às 17h00, no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, será apresentado o livro ‘O Outro Lado da Pandemia: o que se vive para lá dos Cuidados Intensivos’, de Marli Vitorino, uma jovem enfermeira lourinhanense que trabalha na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Médico-Cirúrgicos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que tem tratado doentes com Covid-19. O dia termina no auditório da AMAL, às 21h00, com o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha. O evento será aberto ao público e, apesar de gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas prescritas pela DGS.

O programa oficial de sexta-feira tem início às 21h00, no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com a exibição do filme ‘Labirinto da Saudade’ - Homenagem a Eduardo Lourenço, à qual se seguirá uma conversa com o realizador Miguel Gonçalves Mendes e Noiserv, autor da banda sonora do filme. Esta sessão, agendada inicialmente para esta quarta-feira, será aberta ao público e, apesar de acesso gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas definidas pela Direcção-Geral da Saúde

No dia 26, sábado, às 15h00, decorrerá a abertura da mostra de arte ‘Calhau no Planalto’, nas localidades de Moledo, Reguengo Pequeno e Pena Seca. Organizada pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, o evento conta com o apoio do Município da Lourinhã. Ainda neste dia, entre as 17h00 e as 18h30, será feita a entrega à população de três dos projectos vencedores do Orçamento Participativo da Lourinhã: ‘Parque de Lazer da Atalaia’, ‘Melhoria das condições de funcionamento do Auditório da AMAL e da Banda Filarmónica’ e ‘Elevar a Ginástica - Homenagem à Professora Jacinta Santos - Hóquei Clube da Lourinhã’. O dia termina com o concerto de São Pedro, às 21h00, no auditório da AMAL. Mais uma vez, o concerto será aberto ao público e, apesar de gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas definidas pela DGS.

A fechar o programa, no dia 27, domingo, a Galeria Municipal da Lourinhã receberá, às 15h00, o encerramento da exposição de fotografia ‘Atletas de Cá’ de Mário Vasa e Pedro Zenkl, que contará com a presença dos atletas e dos fotógrafos. As cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho terminam às 17h00, com a abertura da mostra de arte ‘Calhau no Planalto’, nas localidades de Reguengo Grande e Cesaredas. Os bilhetes para a sessão de cinema e para os concertos, deverão ser levantados antecipadamente no Posto de Turismo da Lourinhã.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA