Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Farmácia Quintans está entre as 218 farmácias do país com testes à Covid-19 comparticipados

Covid 19 teste

Desde o dia 1 de Julho que é possível realizar testes rápidos de antigénio (TRAg) gratuitos à Covid-19 nas farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas devidamente autorizadas pela Entidade Reguladora de Saúde. No concelho da Lourinhã, o teste pode ser efectuado na Farmácia Quintans, onde é necessário fazer a marcação, através do número de telefone 261 422 074.

A medida estabelece um regime excepcional e temporário de comparticipação de TRAg de uso profissional e prolonga-se pelo prazo de um mês, eventualmente renovável, com o objectivo de intensificar a utilização dos testes para detecção do SARS-CoV-2 por parte da população, e contribuir para reforçar o controlo da pandemia de Covid-19.

A Portaria n.º 138-B/2021 estabelece ainda que cada utente poderá fazer até quatro testes gratuitos por mês, não se aplicando aos utentes que têm o certificado de vacinação (que ateste o esquema vacinal completo) ou o certificado de recuperação, nem aos menores de 12 anos. O diploma estabelece o valor de dez euros como preço máximo para efeitos de comparticipação.

Esta medida abrange, até ao momento, 218 farmácias do país e 87 laboratórios e, segundo o Ministério da Saúde, a lista actualizada esta quarta-feira, “é dinâmica e encontra-se em expansão à medida que mais estabelecimentos mostram disponibilidade” para a prestação deste serviço.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados