Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Praias da Areia Branca, Areia Branca - Foz, Areal Sul, Peralta e Valmitão reconhecidas como acessíveis e seguras

praiaacessivel

As praias da Areia Branca, Areia Branca - Foz, Areal Sul, Peralta e Valmitão integram a lista das 223 praias reconhecidas nesta época balnear como acessíveis e seguras para pessoas com deficiência ou outro tipo de limitação na sua mobilidade, anunciou hoje o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

São assim mais 22 do que em 2020 as praias galardoadas este ano pelo programa ‘Praia Acessível - Praia para Todos!’, que reconhece que as praias “asseguram condições de acessibilidade, segurança, conforto, autonomia e independência às pessoas com mobilidade condicionada”, segundo o INR.

Do Oeste integram esta lista, para além da Lourinhã, a Praia do Mar e Foz do Arelho - Lagoa (Caldas da Rainha), Bom Sucesso (Óbidos), Nazaré e Salgado (Nazaré), Medão - Supertubos e Baleal - Sul (Peniche), São Martinho do Porto e Paredes de Vitória (Alcobaça), Porto Novo, Santa Rita - Norte, Santa Rita - Sul, Navio, Física - Santa Cruz, Centro - Santa Cruz, Santa Helena, Praia Azul e Foz do Sisandro - Mar (Torres Vedras).

A lista das 223 praias acessíveis de 2021, que pode ser consultada na página na Internet do INR (https://www.inr.pt/programa-praia-acessivel), inclui 49 zonas balneares fluviais ou lacustres (lagos) e 175 marítimas, sendo 18 nos Açores, oito na Madeira e as restantes no continente.

Por outro lado, cerca de 82% de todas as praias galardoadas disponibilizam equipamentos para o banho e passeios na praia de pessoas com mobilidade reduzida, com respeito por todas as regras definidas no âmbito da pandemia da Covid-19.

O programa ‘Praia Acessível - Praia para Todos!’ existe desde 2005 com o objectivo central de cumprir a legislação nacional sobre acessibilidades e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009.

No primeiro ano, o galardão foi atribuído a 49 zonas balneares, número que tem vindo a crescer desde então. O galardão das praias acessíveis é atribuído anualmente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA