Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas-Lourinhã: CDU candidata antropólogo Mário Rui Souto à Câmara Municipal

Mario candidato cdu lourinha 2021

A CDU vai candidatar o antropólogo e programador cultural Mário Rui Souto à Câmara Municipal da Lourinhã, com o objectivo de unir a população em torno de uma projecto mais participado para a valorização das potencialidades do concelho.

“Unir os lourinhanenses em torno de uma forma mais participada de política autárquica” é o objectivo de Mário Rui Souto ao encabeçar pela segunda vez a lista da CDU à Câmara Municipal da Lourinhã, a qual já concorreu em 2013.

Segundo o candidato, a lista, que espelha “uma tentativa de rejuvenescimento”, reúne um conjunto de militantes e simpatizantes apostados em “chamar a população a discutir ideias que contribuam para tornar melhor o concelho que se encontra adormecido”. “Criar condições para que a população se fixe” e inverter a tendência para que o concelho seja “um dormitório de Lisboa ou para residência de fim-de-semana” é um dos objectivos do candidato que, se for eleito, pretende ainda apostar na valorização da produção agrícola da Lourinhã e na valorização da água “que tem que ser distribuída com qualidade e de forma eficaz e equitativa”.

Mário Rui Souto pretende ainda lutar pela “maximização das potencialidades turísticas” da Lourinhã, onde “há uma grande frente de mar por explorar” e mais-valias na área da paleontologia que “pode ser potenciadas quer ao nível turístico, quer da criação de polos de estudo e investigação, atraindo e fixando jovens no território”. Na lista das prioridades da CDU estará ainda a reversão do processo de agregação de freguesias, com o qual a coligação “nunca concordou, sobretudo em relação à União de freguesias de Lourinhã e Atalaia, que não faz qualquer sentido”.

Mário Rui Souto tem 48 anos, é licenciado em antropologia e chefe da divisão programação de actividade cultural no Município de Almada. Foi durante mais de duas décadas técnico superior no Município de Lisboa, onde foi programador cultural. É militante do PCP e residente no concelho da Lourinhã, a cuja Câmara Municipal concorreu pela CDU, em 2013, não tendo sido eleito.

O candidato comunista vai disputar a presidência do executivo camarário com o recandidato a presidente João Duarte Carvalho (PS), Renato Henriques (Chega) e Orlando Carvalho (PSD). Nas últimas eleições o PS elegeu quatro elementos e o PSD obteve três mandatos.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de Setembro.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados