Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Na Lourinhã cabe o mundo’: município assinala Jornadas Europeias do Património 2021

nalourinhacabeomundo

O Município da Lourinhã associou-se às Jornadas Europeias do Património 2021, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que irá dinamizar, em parceria com a Europe Direct Oeste e Lezíria Tejo, uma iniciativa que decorrerá a 1 e 2 de Outubro sob o tema ‘Na Lourinhã cabe o mundo/Pessoas são Património’.

Dirigida à comunidade em geral e em particular a alunos, professores, agrupamentos de escolas, turmas de Português para Estrangeiros da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado e a toda a comunidade estrangeira, residente, a iniciativa pretende dar a conhecer, valorizar e melhor acolher, a diversidade existente no concelho da Lourinhã, território escolhido por cidadãos estrangeiros de 62 países/nacionalidades para viver, trabalhar e estudar.

Para o efeito, será colocada uma tenda entre o pórtico e a árvore das geminações, junto ao edifício sede da autarquia, com informações e actividades dinamizadas por técnicos do CALII e EuropeDirect, nomeadamente, materiais de informação e sensibilização para a diversidade linguística da Europa; materiais sobre a União Europeia, seus cidadãos, mitos e contos; curiosidades sobre várias línguas e países do mundo; informação estatística produzida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras(SEF) e pelo CLAIM Lourinhã; jogos lúdico-pedagógicos e desafios ‘Speak Dating’; conhecer as bandeiras, as letras originais e a tradução e ouvir os hinos de todos os países do mundo; um Mapa-Mundo para os visitantes assinalarem os países onde viveram.

A iniciativa vai ainda promover a campanha ‘Livros do Mundo’ solicitando aos cidadãos da Lourinhã, nativos e estrangeiros, a doacção de livros em línguas estrangeiras, contribuindo para aumentar e diversificar a ‘Estante de Livros do Mundo’ da Biblioteca Municipal. De realçar que os materiais gráficos produzidos para as JEP irão ser usados no próximo Verão, na Biblioteca de Praia.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) decorrem até 3 de Outubro com 900 atcividades presenciais e ‘online’ previstas em 150 concelhos do país, na maioria gratuitas, sob o signo dos valores da diversidade e da inclusão. O programa pode ser consultado em http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2021/digital/.

Durante este período da programação estão previstas 320 visitas guiadas e livres, 40 espectáculos, 100 exposições, 80 ‘workshops’ e 50 conferências, em museus, monumentos, palácios e outros espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, numa iniciativa europeia que em Portugal é coordenada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Sob o tema ‘Património Inclusivo e Diversificado’ as JEP regressam depois de um ano marcado pela pandemia Covid-19, e “celebram também a reabertura de sítios históricos, criando oportunidades de reencontro e de partilha de experiências”, segundo um comunicado da DGPC.

O tema deste ano visa destacar a “capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve”, destaca a DGPC, acrescentando que pretende garantir que, este ano e para o futuro as iniciativas e o património possam “incluir todos na sua diversidade”.

Texto: ALVORADA