Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

BLUEFasma: Lourinhã recebeu Open Day do projecto que procura promover mudanças no sector das pescas e aquicultura

projectobluefasma

O auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira recebeu esta quinta-feira, dia 30 de Setembro, o Open Day do projecto BLUEfasma, organizado pela empresa CEEETA-Eco, especializada em consultadoria e apoio ao desenvolvimento de projectos nas áreas da energia, transportes e ambiente. Este projecto visa promover a capacidade de inovação das PME, Clusters/Redes Marítimas e Entidades Públicas, nas ilhas e zonas costeiras do Mediterrâneo, apoiando o crescimento da Economia Circular Azul nos sectores da pesca e aquicultura.

A iniciativa permitiu a partilha de conhecimentos e boas práticas sobre a Economia Circular no sector das pescas por Filipe Pedro, da Docapesca de Peniche, conhecer a experiência do Projecto Culatra 2030 - Comunidade Energética Sustentável, por Cláudia Sequeira, da Universidade do Algarve, debater o tema do combate ao desperdício alimentar no sector das pescas e aquicultura, por Eurico Estevão e abordar a reutilização de redes de pesca descartadas, por Fernando Teixeira da Linha Ocean da Fapil. A sessão de abertura do evento esteve a cargo do vereador do Município da Lourinhã, João Serra e do presidente da CEEETA-Eco, Carlos Laia.

Ainda no âmbito do evento foram dinamizadas, a 28 de Setembro, duas acções presenciais nos portos de pesca de Peniche e Nazaré, junto ao ponto de peixe.

Esta é uma iniciativa em colaboração com a Docapesca e Associação dos Armadores da Pesca Local Costeira e Largo da Zona Oeste (CAPA).

O projecto teve início em Outubro de 2019 e irá decorrer até Junho de 2022, no contexto do programa Interreg Mediterranean e integra um consórcio de onze países, sendo Portugal representado pela empresa CEEETA-Eco, como parceiro do projecto e o Município da Lourinhã como parceiro estratégico.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA