Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: surtos na EB da Marquiteira e no Lar da Atalaia aumentam casos na Lourinhã

covid19 M

Subiu para 63 o número de casos activos de Covid-19 no concelho da Lourinhã, segundo os últimos dados revelados pela Autoridade de Saúde Local e que se reportam ao último domingo, dia 24. O aumento deve-se aos surtos ocorridos na Escola Básica da Marquiteira e no Lar da Atalaia.

Segundo dados revelados ao ALVORADA, o surto na EB da Marquiteira teve início a 20 de Outubro com um caso positivo, tendo, dois dias depois, sido testados a totalidade dos alunos, docentes e não-docentes dos 1º e 3º anos.

Na turma do 3º ano os resultados apresentaram sete alunos positivos, um professor positivo, dois alunos com resultado inconclusivo (será repetido teste ainda hoje) e 15 alunos negativos (repetem teste no dia 29).

Após os resultados, foi suspensa a actividade lectiva até dia 1 de Novembro e colocados em confinamento obrigatório no domicílio os alunos e a professora. Os casos positivos ficam em vigilância sobreactiva (VSA) até alta clínica, os negativos em vigilância activa (VA) e os inconclusivos em VA ou VSA conforme o resultado da testagem de hoje.

Na turma do 1º ano os resultados apresentaram dois alunos positivos, 17 alunos negativos e um professor negativo. A turma mantém actividades e os dois alunos positivos ficam em vigilância sobreativa até alta clínica, enquanto os restantes alunos e professor ficam em vigilância passiva até 1 de Novembro.

Foram ainda testados mais dois professores e dois auxiliares, os quatro resultados negativos que ficam em vigilância passiva até 1 de Novembro.

No Lar da Atalaia, o primeiro caso positivo foi detectado no sábado, dia 23, tendo no dia seguinte sido testados a totalidade dos residentes (44) e funcionários (36). O resultado registou 11 residentes positivos, quatro inconclusivos (repetem hoje o teste) e 29 negativos (repetem no dia 27), um profissional positivo e 35 negativos (repetem no dia 27).

Os dados totais respeitantes a todo o concelho e que reportam a este domingo, dia 24, revelavam 63 casos activos, 131 pessoas em vigilância passiva, 67 em vigilância activa (em confinamento obrigatório decretado pela Autoridade de Saúde Local), 80 estavam em vigilância sobreactiva (acompanhados pelos médicos de família) e 147 em isolamento. Até ao dia de ontem estavam contabilizados, desde o início da pandemia, 1.903 casos de doentes com SARS-CoV-2, dos quais 1.081 foram curados e 39 perderam a vida.

Texto: ALVORADA