Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã vai colaborar com a oferta de espólio para a reabertura do Museu Nacional do Rio de Janeiro

Museu da Lourinha e Brasil 2021

O director do Museu Nacional do Rio de Janeiro foi recebido hoje no Município da Lourinhã pelo presidente da câmara João Duarte Carvalho, no âmbito de uma campanha que o responsável brasileiro Alexander Kellner está a fazer no nosso país para enriquecer o espólio do espaço museológico que está a ser reconstruído depois de um incêndio em 2018 ter destruído grande parte do seu acervo de 20 milhões de peças.

Esta reunião foi promovida pelo GEAL - Museu da Lourinhã, que foi contactado nesse sentido pelas autoridades portuguesas, primeiro através do corpo diplomático português no Brasil. Na reunião, o presidente da associação lourinhanense, Vital do Rosário, explicou que o Museu Nacional do Rio de Janeiro pretende receber, a título de empréstimo ou definitivo, achados paleontológicos que permitam enriquecer o seu acervo científico, de um espaço que deverá ser inaugurado em 2026.

Nesta reunião participaram ainda representantes do Dino Parque da Lourinhã, empresa que manifestou também interesse em apoiar esta causa, assim como a Câmara Municipal da Lourinhã.

O professor Alexander Kellner é também um paleontólogo de renome internacional e, nesta sua passagem pelo nosso concelho, visitou o Museu da Lourinhã e o Dino Parque, estando também no programa uma visita às arribas da Praia do Caniçal, onde foi recolhido um pterossauro, um réptil voador do período Mesozóico.

Cumprindo uma tradição do GEAL - Museu da Lourinhã, sempre que a vila é visitada por um paleontólogo de renome internacional, foi plantada uma árvore no jardim defronte dos Paços do Município.

Pode ler a reportagem na íntegra na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA