Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Adega Cooperativa da Lourinhã recebeu masterclass de cocktails no âmbito da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC

masterclasscocktails1

Integrado na 10ª da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã que irá decorrer entre 11 e 21 de Novembro, a Adega Cooperativa da Lourinhã recebeu esta quarta-feira, dia 3, uma masterclass de cocktails. A iniciativa destinou-se aos responsáveis dos estabelecimentos aderentes e também a alunos e docentes de cursos técnico-profissionais, tendo marcado presença professores e alunos da Escola Secundária da Lourinhã e da Escola de Serviços e Comércio do Oeste. 

A sessão foi dinamizada pelo ‘barman’ Daniel Roberto, licenciado em Restauração e Catering e docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria e no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral. Na ocasião preparou seis cocktails, todos eles com Aguardente DOC Lourinhã: ‘Louriana Stinger’, ‘Laurinianum Sour’, ‘Expresso Lourinius’, ‘L Negron’, ‘Sailor’ e ‘Tikissauros’.

masterclasscocktails2

Em representação do Município da Lourinhã, o vereador João Serra falou sobre a importância deste evento para o território, para a economia local, para a preservação, valorização e promoção deste produto de excelência e para a promoção da harmonização com outros produtos e sabores. Em representação da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação, o grão-mestre José Nuno Leitão também falou sobre este ex-libris local.

As próximas iniciativas terão lugar já neste sábado, dia 6, nomeadamente as provas de produtos ‘Marca Lourinhã’ com Aguardente DOC Lourinhã que vão realizar-se, ao longo do dia, no Posto de Turismo da Lourinhã, com entrada livre.

No mesmo dia, a Adega Cooperativa da Lourinhã estará aberta para quem quiser conhecer o processo de produção da bebida. Às 10h00 e às 15h00, será possível visitar as instalações da cooperativa e saber mais sobre o envelhecimento e sobre o método tradicional de rotulagem da Aguardente DOC Lourinhã, bem como participar numa prova comentada de duas aguardentes e num sorteio de prémios relacionados com a quinzena. Os lugares para as visitas guiadas deste sábado já estão lotados.

Recorde-se que nesta 10ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, com o mote ‘Restaurantes e Bares’, para além das 46 entradas, pratos principais e sobremesas, haverá seis cocktails a descobrir, visto que as propostas gastronómicas apresentadas pelos estabelecimentos aderentes passaram a poder incluir o cocktail, para além das já habituais entrada, prato principal e sobremesa, com Aguardente DOC Lourinhã.Parte superior do formulário

A iniciativa conta com a participação dos seguintes restaurantes: Alma Nova (Lourinhã), Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Barracão do Petisco (Marquiteira), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque da Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Zambujo (Zambujeira), Os Severianos (Casal Novo da Amieira), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno) e Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia).

Texto: ALVORADA
Fotografias: Sofia de Medeiros/ALVORADA