Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: novas medidas aumentam realização de testes na Farmácia Quintans

Covid 19 teste

Farmácias e laboratórios estão sem mãos a medir para responder à procura por parte da população do rastreio à Covid-19, tendo alguns duplicado o número de testes realizados diariamente, desde 1 de Dezembro, quando entraram em vigor as novas medidas.

A Farmácia Quintans é a única no concelho da Lourinhã a realizar testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional abrangidos pelo regime excepcional e temporário de comparticipação.

Segundo a directora técnica da farmácia lourinhanense, desde que foram conhecidas as novas medidas para conter a propagação do vírus SARS-CoV-2, como a obrigatoriedades de apresentar um teste negativo, mesmo para pessoas vacinadas, para viajar, entrar em lares e grandes eventos culturais ou desportivos, “tivemos um aumento entre 200 a 300% de procura e sem capacidade de resposta imediata para esse aumento”.

A Farmácia Quintans realiza testes desde Julho deste ano, desde que as farmácias estão autorizadas para o fazer. Para estar apta para tal, careceu de um processo de registo em diversas entidades, entre as quais o Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e o ERS - Entidade Reguladora de Saúde. Também a equipa teve que fazer formação específica para ficar apta a realizar os testes.

Na altura, o Estado comparticipou os testes mas haviam determinados requisitos para a pessoa ter direito ao teste 100% comparticipado. Desde 19 de Novembro, e ao abrigo de um protocolo com o Estado, a Farmácia Quintans disponibiliza gratuitamente quatro testes por mês a cada utente. Segundo Lara Nicolau, “agora a única limitação que existe são quatro testes por mês por utente. Não interessa se a pessoa é vacinada, se tem as duas doses ou se teve Covid-19 há menos de 180 dias”.

Para a directora técnica da Farmácia Quintans, “temos feito o nosso melhor mas humanamente não é possível respondermos a todas as solicitações que temos”. Só na semana passada (quinta e sexta-feira), foram realizados cerca de 90 testes por dia. “Temos uma série de serviços que disponibilizamos às pessoas, temos o nosso serviço de dispensa de medicamentos, aconselhamento, medição da tensão, os mapas 48 horas, portanto não podemos alocar 100% dos nossos recursos aos testes porque depois deixamos de ter possibilidade de continuar a fazer o nosso trabalho”.

Esta farmácia tem sido também procurada por pessoas de Peniche, uma vez que naquele concelho não existem farmácias aptas para realizar este serviço.

Nos primeiros dias do mês de Dezembro houve maior procura de testes por parte de pessoas que estavam constipadas, com dor de cabeça ou que estiveram em contacto com alguém positivo e quiseram fazer o despiste da doença. Neste momento, a maioria vai como um objectivo definido: para um evento, visitar familiares, viajar ou entrar num hotel.

Lara Nicolau julga que esta situação  vai durar pelo menos até à primeira quinzena de Janeiro. “Estamos a ter mais trabalho com os mesmos recursos, mas a equipa tem feito um enorme esforço de coordenação e organização. Alguns horários foram ajustados de modo a responder à procura que temos tido”, adiantou.

Por outro lado, como referiu, o recurso ao agendamento on-line permitiu facilitar o trabalho da equipa, permitindo manter um ritmo elevado de testes mas com menos espera e menos confusão na farmácia. “Estamos mais organizados e eficientes do que na semana passada”, frisou. 

A realidade é que não estávamos preparados para responder de forma imediata ao enorme aumento de procura, mas agora que nos organizámos, corre tudo melhor e de forma mais tranquila. Estamos cansados mas com a sensação de dever cumprido”, concluiu.

O agendamento dos testes rápidos Antigénio Covid-19 deverá ser feito on-line no site das farmácias portuguesas. O horário para testes na Farmácia Quintans é de 2ª a 6ª feira, das 15h30 às 16h30, sendo que nalguns dias este horário pode ser alterado de acordo com a disponibilidade da equipa. Contudo, haverá exepções para casos urgentes ou para pessoas que não estão aptas para trabalhar com a internet e que são devidamente avaliados caso a caso na própria farmácia.

Entretanto, também os auto-testes estiveram esgotados desde sábado à tarde mas esta terça-feira de manhã foram repostos.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)